As inscrições do Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020/2021 estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 11 de janeiro. A prova é aplicada pelo Inep e tem como objetivo cuidar da certificação de estudantes do ensino fundamental e médio.
A publicação do edital aconteceu em novembro de 2020, confirmando a abertura das inscrições para próxima semana.
Quem pode participar
O Encceja atende principalmente os estudantes que não conseguiram concluir seus estudos em idade regular. A participação no exame segue a seguinte exigência de idade.
- Ensino fundamental: 15 anos
- Ensino médio: 18 anos
Vale ressaltar que a participação é voluntária e não há custos. Apenas é cobrado uma taxa para quem faltou na edição passada e não justificou.
Realizar inscrição
A inscrição no Encceja poderá ser realizar entre os dias 11 e 22 de janeiro, diretamente no site do exame. É possível solicitar atendimento especial no momento da inscrição.
Cronograma completo do Encceja 2020/2021
A seguir confira as datas importantes do exame:
- Realizar inscrição: 11 e 22 de janeiro;
- Ressarcimento: 11 a 27 de janeiro (para quem não justificou a ausência na edição anterior);
- Resultado para atendimento especial: 1° de fevereiro;
- Enviar recurso para recusa de atendimento especial: entre 1° e 5 de fevereiro;
- Resultados dos recursos: 12 de fevereiro;
- Solicitar uso de tratamento pelo nome social: 11 e 21 de janeiro;
- Resultado da solicitação anterior: 1° de fevereiro;
- Recurso: de 1° a 5 de fevereiro;
- Resultado: 12 de fevereiro;
- Aplicação das provas: 24 de abril.
O ENCCEJA
O ENCCEJA tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos. Isto, por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Além disso, é destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade – que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.
No Brasil e no exterior, o Exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.
Leia também: Como estudar fora de casa e manter um bom desempenho