A empresa Energias do Brasil trabalha no segmento de geração e transmissão de energia. A ENBR3 tem atuação em vários estados do Brasil (tendo cobertura em todo o Brasil, praticamente). Será que ENBR3 é uma boa aposta?
Dividendos de ENBR3
O dividend yield de ENBR3 segundo o site Fundamentus está em 1%. Ou seja, nos últimos 12 meses ENBR3 fez pagamentos que totalizaram 1% do valor de R$ 19,65 (atual do preço da ação).
Comparado a outras ações do segmento, ENBR3 aparentemente não possui bons dividendos. Por mais que a taxa Selic esteja em 2% ao ano, 1% de dividendos é pouco.
Ao procurar mais informações sobre a recorrência dos pagamentos consegui identificar eu ENBR3 vem distribuindo valores desde 2005. De lá para cá, ENBR3 todos os anos distribuiu valores aos seus acionistas.
Principais indicadores
Os indicadores que vamos conferir referentes ENBR3 são;
- P/L – 9,12
- Margem. Líquida – 9,7%
- Liquidez Corrente – 1,09
- Dívida Bruta/ Patrimônio – 0,92
O preço da ação dividido pelo lucro por ação está em 9,12. Isso significa que em 9 anos e pouco, ENBR3 vai conseguir devolver o dinheiro investido (considerando o valor atual da ação e o lucro líquido).
O P/L está bom. Não é nada fantástico, mas está bom. A margem líquida está um pouco apertada, mas ainda sim é interessante. A margem EBITDA está maior, na casa dos 16%. Portanto, a operação de ENBR3 parece ser atraente (melhor do que outras empresas já analisadas, como CLSC4 e LIGT3).
A liquidez corrente também está boa, porém é muito apertada. ENBR3 possui disponibilidades suficientes para cobrir suas obrigações de curto prazo e só.
O endividamento da companhia está em um bom nível (comparado às outras empresas do setor).
Ao olhar todos os pontos citados aqui, eu vejo que ENBR3 é uma empresa interessante, mas não vale a aposta. A liquidez corrente é apertada e 1% de dividendos eu acho pouco. Olhando outras companhias que existem no mercado, acredito que haja oportunidades melhores.