Ficar com o nome negativado é uma das piores coisas a se fazer para quem precisa de serviços financeiros. Isso porque os bancos costumam rejeitar os empréstimos para essas pessoas, preferindo aquelas que aderem a uma rotina de saúde financeira e conseguem arcar com as despesas mensais. Contudo, existem formas de driblar essa realidade.
Com isso, hoje vamos entender como tirar o seu nome do negativo, além de entender como fazer para ter acesso a um empréstimo mesmo estando com o nome negativado.
Limpando o seu nome em poucos passos
Limpar o nome na praça é algo mais simples do que muitos imaginam. Isso porque praticamente todas as dívidas surgem por alguns pequenos erros dos brasileiros. Segundo especialistas, a falta de educação financeira leva a decisões mau tomadas pelos cidadãos. Com isso, para tirar o seu nome do negativo e conseguir mais empréstimos, de forma responsável, basta seguir um passo a passo.
Isso porque o empréstimo a taxas mais atrativas é uma das consequências de ter um nome limpo. Vale ressaltar que o crédito pode ser uma excelente ideia para quem o usa da forma certa. Por isso, confira o passo a passo para limpar o seu nome:
- Anote todos os seus gastos e as suas receitas
- Na parte dos seus gastos, procure cortar tudo aquilo que não agrega valor na sua vida
- Gaste menos do que você ganha e, com isso, faça sobrar dinheiro todos os meses. Aqui, qualquer quantia é importante.
- Enquanto você tiver dívidas, pague elas com prioridade, usando os valores que sobram na conta para quitar os débitos de forma mais rápida.
- Ao finalizar os débitos, passe a investir esse valor em contas que rendem 100% do CDI ou em bancos. Assim, a instituição vê que você tem condições de arcar com um empréstimo e, assim, diminui as suas taxas de juros.
Contudo, esse passo a passo é um processo. Se você precisa de um empréstimo ainda hoje, mas está negativado, existem algumas opções.
4 modalidades de empréstimos para negativados
O mercado brasileiro tem diversas modalidades de crédito que permitem que os negativados acessem empréstimos mais eficientes. Dessa forma, apesar do nome sujo, o cliente acaba pagando juros menores, o que é sempre uma boa ideia.
Confira, abaixo, 4 opções:
- Garantia com veículos ou imóveis: nessa modalidade, o empréstimo para negativado pede, em troca, a garantia de algum produto. Dessa forma, você estipula o valor que deseja contratar, pesquisa e analisa as diferentes taxas de juros e, em troca, dá como garantia o seu veículo ou a sua casa própria. Vale ressaltar que, em caso de não pagamento, o banco tomará o seu bem.
- Consignado: o empréstimo para negativado mais recomendado é o consignado. Isso porque estudos mostram que essa modalidade diminui a inadimplência. Contudo, é preciso entender como funciona. Ao solicitar o seu, o valor da parcela será descontado do seu salário automaticamente. Aqui, os juros tendem a ser menores.
- Penhor: talvez a modalidade mais antiga de empréstimo para negativado. Nela, você dá um bem de valor como garantia e, em troca, recebe o valor do empréstimo. Em caso de não pagamento, você perde os seus bens. Nesse caso, os bancos podem recusar alguns tipos de objetivos e terão preferência por joias de maior valor.
- Antecipação do saque-aniversário: nessa modalidade, qualquer pessoa pode pegar o empréstimo. Para isso, é preciso aderir ao saque-aniversário e fazer a simulação de adiantamento. Nessa modalidade de empréstimo para negativado, os juros também costumam ser menor. Contudo, o saque-aniversário está ameaçado. Veja mais aqui.