Você, que é trabalhador, sabia que você pode realizar o empréstimo do FGTS e adiantar até 3 parcelas do saque aniversário? Tudo isso sem burocracia, diretamente da sua casa, utilizando apenas o seu celular! Esse é um procedimento que pode ser realizado por aqueles que escolheram pela modalidade de saque aniversário do fundo de garantia. Esse empréstimo é um adiantamento do valor que seria liberado no mês do aniversário do trabalhador em questão.
Dessa forma, a Caixa Econômica disponibiliza valores a partir de dois mil reais, que dizem respeito à soma de três saques-aniversário. Isso significa que até três anos das parcelas do fundo de garantia podem ser adiantadas! Veja mais detalhes desse procedimento abaixo.
Quem pode solicitar o empréstimo do FGTS?
Para solicitar o empréstimo do FGTS, basta ser um cliente com uma conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa! Além disso, é necessário ter escolhido a opção de Saque Aniversário através dos canais da Caixa Econômica Federal e possuir uma conta na Caixa, sendo essa poupança ou conta corrente.
Importante: Para solicitar o empréstimo do FGTS, o indivíduo não pode possuir empréstimos vinculados à Caixa Econômica Federal com pagamentos em atraso!
Nesses casos, é necessário estudar alguma opção de quitação de dívida para dar prosseguimento à contratação do empréstimo do FGTS! Dessa forma, para solicitar o adiantamento do saque aniversário, é necessário preencher alguns requisitos. São eles:
- Ser maior de 18 anos ou pessoa legalmente emancipada;
- Possuir uma conta na Caixa Econômica Federal, essa podendo ser tanto conta corrente como conta poupança, com exceção da Poupança Social Digital e da Poupança Caixa Fácil;
- Ter escolhido a opção de saque aniversário anteriormente;
- Aceitar a solicitação da Caixa e permitir a ela verificar suas informações referentes ao FGTS;
- Possuir no FGTS um saldo suficiente para a antecipação do pagamento, ou seja, um mínimo de 2 mil reais e 300 reais a cada parcela;
- Estar com o CPF em situação regularizada junto à Receita Federal;
- Não possuir dívidas com a Caixa Econômica Federal;
- Realizar os procedimentos de quitação de dívidas, caso esteja inadimplente com a Caixa.
Como funciona o empréstimo do FGTS?
Esse empréstimo do FGTS nada mais é do que a antecipação do saque aniversário, ou seja, aquele dinheiro que os contribuintes que escolheram essa opção receberiam no mês do seu aniversário.
Para quem já havia escolhido essa opção de saque aniversário, é possível adiantar o pagamento de até 4 parcelas! Tudo isso sem desconto mensal, e com apenas 1 desconto anual.
O valor mínimo desse empréstimo é de 2 mil reais. Além disso, também é necessário que o valor de cada saque da antecipação seja igual ou maior do que 300 reais.
Da mesma maneira, a data do último saque a ser realizado não pode ultrapassar a marca de 999 dias, contados a partir da contratação do empréstimo do FGTS.
De um modo geral, essa é uma ótima opção para quem deseja um crédito pessoal com juros baixos. Além disso, é uma operação realizada com quase nenhuma burocracia, de uma maneira muito simples e o melhor: completamente digital!
Quantas parcelas é possível antecipar nessa operação de empréstimo do FGTS?
É possível antecipar até 4 parcelas do saque aniversário, desde que você possua o saldo mínimo de 2 mil reais, ou saldo disponível para a parcela a partir de 300 reais!
Como é feito o pagamento das parcelas do empréstimo do FGTS?
O pagamento das parcelas será realizado uma vez ao ano, no mês do aniversário do indivíduo, conforme procedimento do saque aniversário. Esse valor será descontado do saldo.
Lembre-se que serão cobrados juros de 0,99% ao mês! Essa é uma das menores taxas para crédito pessoal no mercado atualmente.
O que é saque aniversário?
O saque aniversário é uma modalidade criada pelo governo federal que permite ao trabalhador sacar parte do valor do seu FGTS no mês do seu aniversário. Assim, ele pode sacar uma parte do valor do fundo de garantia anualmente.
Todos os trabalhadores com carteira de trabalho registrada e com saldo no FGTS podem optar por essa modalidade de saque do fundo de garantia.
Atenção: quem não optar por esse recurso, não tem direito a receber o saque aniversário, e nem de solicitar o empréstimo do FGTS, afinal, esse empréstimo nada mais é do que uma antecipação do saque nessa modalidade.
Para escolher essa opção e ter direito a receber as parcelas do seu fundo de garantia no mês do seu aniversário, basta fazer os procedimentos no aplicativo do FGTS através do seu celular, ou no site do FGTS através de um computador.
O valor fica disponível a partir do primeiro dia do mês do aniversário do indivíduo, e pode ser sacado até o último dia do mês seguinte. Caso o dinheiro não seja sacado dentro deste período, ele retorna automaticamente como saldo no FGTS do solicitante.
Como solicitar o empréstimo do FGTS com a antecipação do saque aniversário?
Para solicitar o empréstimo do FGTS é muito simples! Em primeiro lugar, basta que você baixe o aplicativo no seu celular ou acesse o site no computador! Tudo é feito de forma digital, com as facilidades de realizar todo o procedimento com apenas alguns cliques. No seu smartphone, basta encontrar o aplicativo na loja de aplicativos, realizar o download e seguir os passos indicados pelo sistema.
Para realizar essa operação, você deve acessar a sua conta da Caixa através do aplicativo ou site do FGTS, e a opção de saque-aniversário deve ser a escolhida. Depois disso, basta autorizar a Caixa a consultar os seus dados e outras informações e então seguir para a opção “crédito”.
Então, deve selecionar a próxima opção, que será “empréstimo antecipação do saque-aniversário”. Logo após, a opção de contratar vai aparecer! Então, você também pode também simular essa operação antes, para checar todos os dados e valores que estão disponíveis para essa operação.
Então, depois de confirmar todos os seus dados e conferir todas as informações, basta inserir sua senha e concluir a solicitação. Após essa solicitação ser confirmada, o valor é creditado na sua conta no próximo dia!
É extremamente simples e rápido, e você já pode desfrutar do dinheiro no dia seguinte. Essa é uma solução que pode facilitar muito a vida do trabalhador brasileiro, e ajudá-lo na organização financeira!