Em primeiro lugar, é importante contextualizar que desde 2020 a modalidade de saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem permitido que os trabalhadores brasileiros adiantem a retirada de valores do fundo sem ser no momento de demissão.
Aliás, em alguns casos, é possível até mesmo antecipar doze parcelas do saque.
Siga a leitura para ter todos os detalhes.
Antecipação do FGTS
A saber, por meio do saque-aniversário do FGTS, tradicionalmente, o trabalhador que possui vínculo formal de emprego pode realizar uma retirada anual.
No entanto, para que isso aconteça, o primeiro passo é aderir à modalidade. Depois, ele tem o dinheiro liberado para resgate na conta no mês do seu aniversário.
Contudo, no mercado alguns bancos disponibilizam a antecipação desse repasse. Em alguns casos, o trabalhador pode adiantar o resgate de até doze parcelas do Fundo de Garantia.
Saiba como solicitar o saque-aniversário antecipado do FGTS
Uma vez que você tenha realizado a adesão para a modalidade do FGTS, para adiantar o pagamento, o trabalhador precisa realizar um empréstimo com garantia do FGTS.
A saber, até início de setembro, as contratações nesse formato realizadas no Brasil já haviam superado a marca de R$ 49,6 bilhões.
Então, para abrir a solicitação, o trabalhador deve procurar a instituição financeira que lhe ofereça as melhores condições. Para tanto, é fundamental ficar atento às taxas de juros praticadas.
Posteriormente, após essa etapa, ele deverá liberar o seu Fundo de Garantia para ser consultado pelos bancos (assim é possível confirmar os dados para a operação).
Afinal, como o empréstimo leva em consideração o valor que já está no saldo, essa informação é importante para saber o limite de crédito.
Como liberar essas informações?
É bem simples. O processo deve ser feito por meio do aplicativo ou site do FGTS.
Sendo assim, ao realizar login, o cidadão deverá buscar a opção “Autorizar bancos a consultarem meu saldo”.
Em seguida, o trabalhador deverá selecionar a opção “Empréstimo saque-aniversário”.
Na próxima página, ele deverá buscar o banco no qual deseja realizar o contrato e autorizar a consultar.
Por fim, ele já estará liberado para efetivar o empréstimo.
O saque-aniversário do FGTS vai acabar?
O secretário de Proteção ao Trabalhador do ministério, Carlos Augusto Simões Gonçalves Júnior, afirmou que o governo Lula estuda o fim do saque-aniversário do FGTS, mas que não vai acabar com o modelo.
Cabe destacar que a declaração foi dada quando participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o tema.
“É de conhecimento público que o ministro protagonizou uma iniciativa e está discutindo com o governo, mas não há nada definido”, afirmou Gonçalves Júnior.
“Não estamos propondo a extinção do saque-aniversário”, ressaltou.
Vale lembrar que no início do ano, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho havia cogitado o fim do saque-aniversário, mas depois recuou.