Recentemente a CAIXA anunciou empréstimo para quem recebe Auxílio Brasil, a partir do consignado que gera a cobrança no valor do próprio auxílio do beneficiário. Entretanto, também é possível pegar empréstimo da CAIXA mesmo sem receber o benefício. Mas, nesse caso, a modalidade do empréstimo é diferente. Continue lendo este artigo para entender qual é a outra modalidade de empréstimo e se você é elegível para realizá-la.
Empréstimo para empreendedor
Após o anúncio de que a CAIXA estaria oferecendo empréstimo para os participantes do Auxílio Brasil, não apenas eles ficaram interessados, como outras pessoas que não participam do auxílio. E a CAIXA disponibiliza uma modalidade de empréstimo que é voltada para os trabalhadores que atuam como empreendedores. Essa modalidade de empréstimo visa incentivar o negócio próprio dos trabalhadores para que consigam se estabelecer no mercado, ampliá-lo, ou outro objetivo profissional.
Apesar de ser direcionado aos trabalhadores que empreendem, não é preciso ter registro como Microempreendedor Individual para realizar esse empréstimo da CAIXA. A solicitação pode ser feita também por pessoas físicas, mas que tenham um negócio próprio ainda informal. No entanto, é preciso comprovar a existência do negócio para conseguir o empréstimo, não bastando a declaração de que é empreendedor.
A comprovação pode acontecer de várias formas, por exemplo, através de saldo bancário ou outros documentos particulares do negócio. Segundo a CAIXA, o empréstimo visa que o trabalhador consiga arcar com diversas despesas do negócio, como matérias-primas, mercadorias para revenda, fornecedores e vários outras, típicas de quem comanda um negócio.
Ainda que esta modalidade de empréstimo da CAIXA seja voltada para os empreendedores e que os beneficiários do Auxílio Brasil tenham uma modalidade específica para eles, o empréstimo para empreendedores não lhes é restrito. Isso significa que uma pessoa que recebe o Auxílio Brasil pode optar tanto pelo empréstimo consignado, como pelo empréstimo para empreendedor. E assim, pessoas que possuem o Auxílio Brasil podem comparar as condições de ambos os empréstimos para escolher aquele que lhes é mais favorável.
Vale ressaltar que essa modalidade de empréstimo não é consignado, o que significa que não há desconto automático mensal todos os meses no saldo, como acontece com os recebedores do auxílio.
Pré-requisitos
Ao contrário do consignado para o Auxílio Brasil, que é menos burocrático, esta modalidade de empréstimo da CAIXA para empreendedores exige o cumprimento de alguns requisitos a mais. Isso se dá porque o crédito fornecido aos empreendedores é mais abrangente, portanto também mais exigente quanto à liberação dos valores. A CAIXA não liberará o crédito sem antes fazer uma análise do perfil do solicitante para determinar sua aprovação.
Pessoas que possuíram dívidas bancárias atuais não conseguirão realizar o empréstimo porque só são aceitas aquelas com dívidas registradas até o dia 31 de dezembro de 2021. Mas, não apenas isso: é preciso que a dívida seja limitada a R$3.000,00, ou haverá a reprovação da solicitação do crédito.
Outro requisito para o recebimento do valor é que o empreendedor tenha registro no CAIXA Tem e uma conta ativa e atualizada. Também é fundamental que ele tenha a conta-poupança social digital disponível no aplicativo.