O empréstimo consignado pode ser uma opção interessante para aqueles que precisam de dinheiro para alguma emergência ou para quitar dívidas, mas que contem com juros baixos. Essa então é uma ideia viável para muitas pessoas. Confira então hoje, todas as informações aqui no Brasil 123.
Empréstimo consignado, o que é?
O empréstimo consignado vem se tornando algo muito comentado nos últimos anos e se transformou na primeira opção para quem está precisando de dinheiro com urgência ou para alguma necessidade. Mas será que vale mesmo a pena? Para entender se é vantagem, precisamos entender antes como funciona.
Assim, esse tipo de empréstimo é uma categoria considerada como a melhor forma de crédito disponível no mercado financeiro atualmente. Isso porque possui taxas de juros mais baixas. Confira mais logo abaixo.
Como funciona o empréstimo consignado?
Nesse empréstimo o valor das parcelas será debitado diretamente do seu salário todo mês após assinar o contrato. No caso dos aposentados, o dinheiro também será retirado do valor ganho, dando ao banco a segurança de que a parcela será paga todo mês.
O valor do empréstimo não pode ultrapassar de 30% da sua renda, então, antes de fechar o contrato é muito importante que você tenha consciência que essa porcentagem será descontada do seu pagamento mensalmente.
Vale lembrar que existem algumas exigências para conseguir esse crédito, sendo:
- Estar trabalhando de carteira assinada;
- Aposentado;
- Pensionistas;
- Servidores públicos e militares.
As vantagens e desvantagens
Esse empréstimo tem muitas vantagens, mas também é necessário ter muita cautela na hora da contratação. A vantagem mais importante é a maior facilidade de contratação, já que você conseguirá liberar o dinheiro rápido. Como citado anteriormente, o banco tem a garantia de que o valor será quitado.
Isso se dá pois o consignado é descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador, ou seja, a pessoa que contrata essa modalidade de empréstimo, nem mesmo chega a receber em mãos esse valor. Com essa garantia de pagamento que o banco tem, há a possibilidade da concessão de juros muito mais baixos do que no empréstimo pessoal, por exemplo.
Entretanto, é importante lembrar que o dinheiro das parcelas deixará de fazer parte da renda da pessoa até que a dívida esteja liquidada. Portanto, é muito prudente verificar as finanças antes, calcular o valor restante de salário, e ver se o montante que sobrar será o suficiente para pagar as contas durante esse período.
Dicas para saber se devo optar pelo empréstimo consignado
Antes de entrar em sua agência e assinar o contrato do consignado, é muito importante que você tenha certeza que precisa do recurso e que realmente pode pagar por ele. Sendo assim, siga as dicas abaixo:
- Analise bem a sua situação e as vantagens que o empréstimo oferece a você;
- Lembre-se que a parcela será descontada do seu salário. Pense no dinheiro que irá restar, e veja se será o suficiente para pagar as outras contas;
- Jamais use o dinheiro do empréstimo consignado para pagar contas do dia a dia.
Quem pode saber se vai valer a pena ou não, é você. Planeje antes, pense em cada detalhe, observe as suas necessidades e prioridades do momento. Além disso, leve sempre em consideração o principal motivo de você optar pelo empréstimo consignado.