Nos últimos anos, o empréstimo consignado se tornou uma modalidade de crédito muito desejada, Isso, principalmente pela facilidade de parcelamento e obtenção do crédito, sem falar nas taxas de juros mais acessíveis.
No entanto, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas e acabam se confundindo sobre quem pode se beneficiar dessa modalidade de empréstimo. Nesse sentido, vale dizer que há alguns critérios básicos para aprovação do crédito e com isso, nem todas as pessoas têm direito a usufruir desse benefício. É possível citar como exemplo os desempregados que não se encaixam nos requisitos, afinal de contas, não têm renda comprovada.
Mas continue essa leitura até o fim para tirar todas as dúvidas e entender de uma vez por todas quem tem direito a fazer um empréstimo consignado.
Quem pode fazer a solicitação do crédito?
De uma maneira geral, para conseguir o empréstimo consignado é fundamental ter uma renda fixa garantida e comprovar no momento da solicitação. Dessa forma, é possível dizer que se encaixa nesse requisito: funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS. Além disso, também se encaixam os funcionários do setor privado com carteira assinada.
Entretanto, quem recebe o auxílio-doença que é destinado à quem está temporariamente afastado do serviço, por exemplo, não se enquadra nas regras do consignado. Isso, porque é apenas um segurado do INSS, mas não está aposentado e o benefício pode ser retirado. Assim como também acontece com trabalhadores informais, sem carteira assinada, ou seja, eles não conseguem crédito consignado por não possuírem comprovante de renda.
Já no caso de funcionários de empresas privadas, a empresa em questão precisa estar conveniada ao banco para que o funcionário tenha direito ao consignado. Em suma, existem financeiras que atuam apenas com trabalhadores privados e ainda tem convênio com diversas empresas do setor e assim, podem oferecer ótimas taxas. Nesse sentido, o funcionário que desejar saber se a sua empresa é uma delas, basta procurar informações no setor de Recursos Humanos (RH) da empresa.
Como é feito o empréstimo consignado?
É importante deixar claro que, para quem se enquadra nos requisitos, o empréstimo consignado se torna uma modalidade de crédito bem fácil de conseguir. Afinal de contas, ela não envolve tanta burocracia quanto os outros tipos de empréstimo. Vale lembrar que o principal requisito é possuir uma fonte de renda comprovada e encontrar uma instituição financeira que tenha convênio com a empresa em que você trabalha.
Sendo assim, os funcionários vão precisar apresentar alguns documentos pessoais e comprovante de renda. Mas no caso do pagamento, o desconto das parcelas é feito na folha de salário do trabalhador, ou seja, todo mês elas serão descontadas diretamente do salário. Assim, garante mais facilidade e evita esquecimentos que poderiam resultar em multas e juros.
Também é necessário frisar outra vantagem do empréstimo consignado que, mesmo pessoas com o nome sujo, podem solicitar e conseguir o crédito facilmente. Isso ocorre exatamente porque o desconto é feito diretamente em folha e, dessa forma, dá uma garantia para o banco ou financeira de que ele irá receber as parcelas, mesmo que o solicitante tenha outras dívidas.
Sobretudo, o valor total do empréstimo consignado não pode ultrapassar 35% do seu salário ou benefício. Além disso, 5% desse valor só poderá ser usado para pagar dívidas de cartão de crédito. Do mesmo modo, após a aprovação do pedido, o dinheiro cai rapidamente em conta!
Outras informações necessárias
Para finalizar as informações sobre o empréstimo consignado, é importante dizer que o valor disponibilizado e a quantidade de parcelas dependem de uma análise de crédito. Essa análise considera também o score de crédito e o perfil financeiro do solicitante.
Além disso, assim como qualquer outro tipo de empréstimo, vale lembrar que é fundamental ter alguns cuidados importantes antes de contratar o consignado.. Um exemplo, é verificar a real necessidade e se as parcelas descontadas não serão um problema, futuramente.