Se você é servidor ou funcionário público, contribuinte da Previdência Social, e está procurando créditos com melhores taxas de juros, então, o empréstimo consignado INSS pode ser uma excelente opção para você conquistar aquele sonho antigo, ou colocar suas contas em dia!
Abaixo, estão algumas dicas e explicações sobre o funcionamento deste empréstimo. Acompanhe com atenção, para ficar por dentro de tudo!
O que é o empréstimo consignado para os beneficiários do INSS
O crédito consignado é uma das formas mais fáceis e baratas de obter crédito no mercado.
Utilizado com cautela e de maneira consciente, pode ser um grande facilitador para determinadas situações do dia a dia.
O crédito consignado é interessante e vantajoso, pois os descontos das parcelas são feitos diretamente no salário ou na aposentadoria, a depender do caso. Assim, o risco de esquecimento, ou eventual inadimplência, é zero!
Por isso, as taxas de juros são menores, em decorrência deste sistema de pagamentos.
Quem pode solicitar?
Os possíveis beneficiários do empréstimo consignado do INSS são:
- Trabalhadores com carteira de trabalho assinada;
- Servidores públicos;
- Os aposentados do setor público e privado;
- Militares;
- Pensionistas;
- Quem recebe alguns benefícios contínuos.
Mas vale frisar, que é possível comprometer com o empréstimo, apenas 35% de sua renda. Pois 30% é o teto direcionado para o empréstimo consignado público, e 5% é o máximo para o cartão de crédito consignado.
Você sabia que a taxa de juros média do empréstimo consignado público, é de 2,08% ao mês? Esta é, possivelmente, a menor taxa do que a maioria dos créditos pessoais, principalmente o cheque especial.
O prazo de pagamento deste valor consignado varia entre 12 e 72 meses, a depender da política de cada banco, e da negociação feita entre as partes.
Quais os requisitos para contratação de um empréstimo consignado?
Para que as pessoas que são beneficiárias do empréstimo consignado possam solicitar tal crédito, é necessário que preencham alguns requisitos, como:
- O empréstimo consignado deve ser feito com uma instituição financeira conveniada do INSS;
- O beneficiário deve assinar e autorizar o contrato da consignação;
- A autorização dada pelo beneficiário deve ser expressa, de maneira eletrônica ou por escrito, em caráter irrevogável e irretratável.
Mas não é possível a autorização via telefone. Esteja atento, pois estes benefícios a seguir, não autorizam o pedido de empréstimo consignado:
- Benefícios pagos em razão de normas e acordos internacionais para beneficiários residentes no exterior;
- Benefícios pagos por intermédio de empresas que fizeram convênios;
- Benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Pensão alimentícia.
Onde solicitar e como usar o crédito consignado?
O próprio INSS oferece a possibilidade de consultar e contratar empréstimos através de suas plataformas digitais, não necessitando idas até as agências, horas de fila de espera, e burocracias que nunca acabam para ter seu dinheiro.
No entanto, para isso, é necessário estar logado no CPF do titular do benefício. Não é possível que terceiros façam a solicitação, ainda que apresentarem procuração, acessem ou requeiram o empréstimo consignado no lugar do beneficiário.
Estando logado no CPF do beneficiário através do site oficial Meu INSS, ou no aplicativo Meu INSS, disponível em Android ou em IOS, basta selecionar a opção “Novo Pedido” e inserir o nome do serviço que deseja.
Selecione o serviço ou benefício e, na sequência, leia e aceite as condições e termos do INSS.
Finalizado o pedido, o INSS poderá demorar até 30 dias para aprovar ou recusar o pedido realizado.
Contudo, é possível que você consulte o andamento do seu processo, bastando acessar os mesmos logins, e clicar em “Consultar Pedidos”. Depois, selecionar o pedido e, então, clique em “Detalhar”.
Além disso, lembre-se que é possível solicitar empréstimos consignados em outras instituições financeiras que são autorizadas a fazerem empréstimos.
Portanto, não é obrigatório realizar tal contratação no banco em que você recebe o seu benefício.
Empréstimo consignado: cuidados ao fazer a solicitação
O Banco Central orienta a população em relação a alguns cuidados na hora de solicitar o empréstimo consignado. Confira a seguir, quais são essas recomendações:
- Não faça pagamentos para obter a liberação do crédito consignado;
- Compare as condições e propostas de diferentes bancos e instituições financeiras;
- Cuidado com golpes que prometem liberação de empréstimos consignados mediante o recebimento de valores ou de dados pessoais;
- Realize o empréstimo consignado exclusivamente com bancos autorizados pelo Banco Central;
- Nunca assine papéis em branco e leia atentamente os contratos e acordos firmados;
- Tire todas as dúvidas antes de contratar o serviço.