O governo liberou o empréstimo consignado do INSS para mais uma categoria de beneficiários. Esse empréstimo que teve liberação da autarquia, bem como outros empréstimos com descontos em folha costumam ser muito vantajosos e facilita a vida do cidadão.
Isso acontece porque as taxas de juros tendem a ser mais baixas, e a burocracia na contratação também é menor devido a baixa inadimplência.
Nesse sentido, a inadimplência costuma ser menor, em virtude do desconto acontecer diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou dos beneficiários do instituto previdenciário.
A liberação do consignado para essa categoria já contou com idas e vindas nas decisões do governo. Entretanto, agora é possível para esses indivíduos ter acesso ao empréstimo que pode ser um socorro nos momentos de crise ou necessidade urgente.
Quer saber quem foram os controlados por essa liberação e entender melhor como irá funcionar o empréstimo? Continue a leitura até o final do texto!
Contemplados com a liberação do empréstimo consignado do INSS
Desde de já, informamos que a nova categoria com direito a realizar empréstimo consignado do INSS são os que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Fazem parte desse grupo, juntamente com pessoas com 65 anos de idade, os PCDs (Pessoas com Deficiência).
Os componentes desse grupo se encaixam nos requisitos de baixa renda. Apesar disso, agora terão direito a fazer uso de até 35% do valor de seus benefícios para empréstimos. Desse modo, a margem para consignação representa um total de mais R$ 450 por mês, se considerar o valor do salário mínimo, de R$ 1.320 que está em prática no ano de 2023.
Características do empréstimo consignado do INSS para o BPC
Ao mesmo tempo que houve a liberação do empréstimo, também se estipulou que a margem consignável é de 35%. Logo o limite para esse grupo é diferente, em comparação aos outros benefícios da autarquia.
Para as demais categorias de benefícios, a exemplo da aposentadoria, o limite possível para o empréstimo consignado é de até 45% dos rendimentos.
Previsão de início do serviço
Primeiramente é importante ressaltar que apesar da liberação, o serviço ainda não está disponível. Desse modo, o Instituto de Previdência Social, prevê a disponibilização do serviço de crédito financeiro até o final do mês de agosto para os beneficiários do BPC/LOAS. Nesse meio tempo, haverá o processo de ajustes no sistema e regulamentação interna para que o serviço se efetive.
Por outro lado, ainda não houve a divulgação de maiores informações, especialmente no que se refere a possíveis taxas de juros. Assim como o que acontece com os empréstimos para os benefícios de aposentadoria. Assim também não houve especificação dos índices que serão praticados.
É muito importante aos beneficiários que pretendem contratar o empréstimo consignado do INSS estarem atentos. Afinal essas definições de índices e prazos possibilitam ao contratante calcular a opção que se enquadre melhor em suas condições financeiras.
Dessa forma é possível realizar somente operações consciente, que não comprometa a situação financeira do cidadão em relação a outras necessidades cotidianas.
Veja também: Aposentados têm permissão para trabalhar de CARTEIRA ASSINADA?