Foi solicitado pela Caixa Econômica Federal (CEF), ao Ministério da Cidadania, um aumento do prazo para a liberação do empréstimo consignado pelo benefício do Auxílio Brasil. Atualmente, a Caixa conta com o prazo de dois dias úteis para liberar os recursos da linha de crédito aos solicitantes. Caso a ampliação seja aceita, o prazo pode passar para cinco dias úteis.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o Ministério da Cidadania indicou que o aumento do prazo será aprovado. Entretanto, nada ainda foi oficializado.
Pausa na liberação do crédito consignado do Auxílio Brasil
No fim da segunda-feira, 24 de outubro, a Caixa disse que congelou por 24 horas a liberação do crédito consignado atrelado ao Auxílio Brasil, atendendo à orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). Este prazo, porém, foi dado pelo órgão para que a instituição desse explicações sobre a linha de crédito do Auxílio Brasil.
Caso o pedido de ampliação do prazo seja oficializado, o crédito consignado poderá ser liberado apenas na semana seguinte à solicitação.
Outras instituições financeiras habilitadas a oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O Ministério da Cidadania divulgou uma lista oficial com as 12 instituições financeiras que estão habilitadas a prestarem o serviço. Além da Caixa Econômica Federal, as outras instituições são:
- Banco Agibank S/A;
- Banco Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
No empréstimo consignado as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamentos. Deste modo, as instituições bancárias têm segurança quanto aos quites das parcelas.
O que o beneficiário deve saber quando contratar o empréstimo consignado?
De acordo com o Ministério da Cidadania, o beneficiário do Auxílio Brasil, ao contratar a modalidade de empréstimo consignado, deverá receber da instituição financeira as seguintes informações:
- O valor total com e sem juros;
- A taxa efetiva mensal e anual de juros;
- Todos os acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários que eventualmente incidam sobre o valor do crédito contratado;
- O valor, número e periodicidade das prestações – o valor da parcela deverá ser inteiro, não sendo admitida a informação de centavos no momento da contratação;
- A soma total a pagar com o empréstimo pessoal;
- A data do início e fim do desconto;
- O valor da comissão paga aos terceirizados contratados pelas instituições financeiras para a operacionalização da venda do crédito, quando não for efetuado por sua própria rede;
- O CNPJ da agência bancária que realizou a contratação quando realizado na própria rede, ou o CNPJ do correspondente bancário e o CPF do agente subcontratado pelo anterior, acrescido de endereço e telefone;
- O valor líquido do benefício restante após a eventual contratação do empréstimo.
Leia também: Profissionais com mais de 50 anos: Site de empregos registra queda no número de oportunidades; confira
O auxílio Brasil não está liberando o empréstimo consignado tá uma pouco vergonha tá dando só a palavra vc não tem direito.