Existem tantas formas de empréstimo que muitas vezes ficamos sem saber qual é a melhor opção para a nossa realidade financeira. Apesar disso, uma das modalidades mais famosas de crédito é o empréstimo consignado, que traz diversas vantagens para quem busca ele. Isso porque ele tem regras e funcionamentos diferentes dos empréstimos tradicionais.
Por conta disso, é possível pegar parcelas e juros menores. Isso porque o banco tem mais segurança nessas operações, o que é bom para você também, já que, com juros menores, a dívida é menor também. Dessa forma, hoje vamos falar sobre o que é o empréstimo consignado, como ele funciona e os cuidados que você deve ter ao procurar um.
O que é um empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma das formas mais populares de crédito do Brasil. Isso porque ele oferece diversas vantagens para quem precisa de dinheiro. Ainda, o funcionamento dessa modalidade pode ajudar na sua vida financeira, já que a sua parcela não precisa ser paga mensalmente, o que evita o esquecimento.
Isso porque o empréstimo consignado retira o valor da parcela diretamente do seu salário ou aposentadoria. Dessa forma, o valor já fica comprometido antes mesmo de você recebê-lo. E isso é uma boa notícia, já que com essa garantia o banco sabe que receberá o pagamento do valor. Por outro lado, isso pode se tornar um enorme transtorno financeiro, como veremos a seguir. Além disso, pelo fato de descontar automaticamente o valor, esse tipo de empréstimo é mais comum para funcionários públicos, aposentados e pensionistas. Isso porque essas categorias são as que mais confiam que receberão o valor, ao passo que empregados CLT podem ser desligados das empresas a qualquer momento.
Apesar dessa grande vantagem, que diminui os juros, o empréstimo consignado pode se tornar um problema enorme para você, caso seja feito do jeito errado. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais.
Os cuidados que você deve ter
Mesmo que a parcela saia diretamente do seu salário, é preciso que você fique bem atento ao empréstimo consignado. Isso porque essa característica pode se tornar a sua principal inimiga, principalmente para casos em que as parcelas são muito altas. Por isso, você precisa pensar muito bem o empréstimo.
Quando você contrata esse empréstimo, precisa medir exatamente o impacto que ele terá no seu salário. Isso porque parcelas muito altas podem prejudicar muito você, já que o seu salário vai diminuir bastante. Com isso, você pode ficar impedido de pagar outras contas importantes. Dessa forma, especialistas recomendam que a parcela não ultrapasse 10% do seu salário, já que com isso você consegue manter um bom custo de vida.
Além disso, é importante que você pesquise os juros em diversas empresas diferentes. Isso porque elas podem ter taxas bem distintas, o que representa uma grande economia para você no final do seu empréstimo consignado. Ainda, é bom evitar parcelamentos extensos, buscando dividir sempre no menor prazo possível.