No início desta semana, na segunda-feira (2), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que será lançado em setembro uma nova modalidade de empréstimo Caixa Tem.
Trata-se de um microcrédito concedido por meio do aplicativo Caixa Tem. Assim, com crédito pré-aprovado, os empréstimos podem contar com a facilidade de serem solicitados diretamente pelo aplicativo.
Os valores podem variar entre R$ 500 e R$ 3 mil, e poderão serão pagos em até 24 meses e a expectativa é atingir 30 milhões de pessoas.
Empréstimo Caixa Tem: Clareza nas condições de pagamento
Na ocasião do anúncio do novo programa de crédito, Pedro Guimarães projetou o início do programa.
“A gente vai conjugar o final do auxílio emergencial com o começo do programa de microcrédito para 30 milhões de pessoas e nós vamos conjugar com dois grupos, o grupo que vai receber o Bolsa Família, este grupo não tem condição de pagar, então é uma transferência de renda, e o grupo que tem condição de pagar”.
Em relação ao prazo de financiamento, é importante destacar que poderá variar entre 18 e 24 meses. Nesse sentido, o presidente da Caixa detalhou que as condições de pagamento serão explícitas:
“Isso é muito importante, porque a maioria das pessoas não consegue fazer o cálculo de juros compostos. O importante [para a pessoa] é quanto eu vou pagar por mês e se isso cabe no orçamento dela, então esse programa nós já vamos lançar quando for realizar o Bolsa Família. [Quanto ao novo] Bolsa Família, a Caixa Econômica e eu estamos envolvidos na parte operacional, quem realmente está fazendo essa discussão é o Ministério da Cidadania com o Ministério da Economia”, disse.
Como ter acesso ao aplicativo Caixa Tem?
Vale informar que no momento o acesso ao aplicativo é exclusivo para os beneficiários do Auxílio Emergencial, Saque Emergencial do FGTS, Auxílio BEm, Bolsa Família e Abono Salarial do PIS.
Assim sendo, para ter acesso, é preciso baixar o mesmo. Para tanto, vá até a loja de aplicativos do seu celular ou tablet, Google Play Store ou a Apple Store, procure o aplicativo Caixa Tem e faça o download.
Dessa forma, o acesso será realizado com o seu CPF e uma senha numérica que será cadastrada na primeira vez que utilizar o aplicativo.
Inicialmente, receberá um código por meio de uma mensagem SMS para confirmar a sua identificação no aplicativo. Informe o número do seu telefone e quando for recebido o SMS, digite este código no aplicativo. Pronto, agora é só acessar o serviço que deseja.
Veja também: Auxílio emergencial indevido: Polícia Federal atua na fraude de 5 mil benefícios