O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi liberado para a efetivação no dia 10 de outubro, e já estão acontecendo problemas em sua concessão. Por isso, hoje nós vamos indicar se o empréstimo Auxílio Brasil pode ser negado.
São 12 bancos habilitados para oferecer o crédito consignado aos beneficiários. De acordo com a Caixa Econômica Federal, no primeiro dia em que foi liberado o empréstimo, foram realizados 43.000 contratos, mas existem beneficiários que afirmam não conseguir a liberação do empréstimo.
Entenda a situação da negação do empréstimo consignado
Em reportagem divulgada pelo UOL, houve um caso de negação de empréstimo realizado pelo Banco PAN. De acordo com a reportagem, a pessoa recebeu a negativa de empréstimo por SMS, com a justificativa de não atender a “política de crédito” do banco.
O Banco PAN foi um dos que propôs aos beneficiários que realizassem o pré-cadastro, e que ficaria em análise para finalização, quando houvesse a liberação das operações de crédito.
Assim, a pessoa fez sua pré-inscrição no mês de agosto, e aguardava a liberação do empréstimo, para comprar equipamentos para produzir bolos e doces para venda. Era uma das pessoas que pretendiam iniciar com o seu próprio negócio.
Saiba as razões pelas quais alguns beneficiários estão tendo o empréstimo negado
As razões pelas quais os beneficiários podem ter seu pedido de consignado negado são:
- Possuir pagamento do Auxílio Brasil há menos de 90 dias;
- Possuir benefício com prazo determinado, que é o caso da regra da emancipação, que receberá o Auxílio Brasil por mais 24 meses somente;
- Estar com o cadastro do CadÚnico desatualizado.
E o caso da pessoa que teve o seu pedido de empréstimo negado pelo Banco PAN?
A mesma reportagem do UOL indica que tentou conversar com o Banco PAN, mas que obteve a mesma resposta da pessoa: houve negação pois não atendia a “política de crédito” do banco. Mas não justificou quais são as políticas de crédito do banco e nem como realizou a análise para a concessão do benefício.
Seria interessante que os beneficiários tivessem conhecimento de quais os motivos pelos quais não houve a concessão do empréstimo, até porque é um direito que elas têm de saber.
Quais são as regras para conceder o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Este formato de empréstimo, o consignado, não deve ter exceção quanto à questão de restrições no CPF, ou saber o score do beneficiário. É, portanto, um empréstimo feito com algumas facilidades, tendo em vista que as pessoas que contratam, normalmente não conseguem contratar outro tipo de empréstimo, seja por não conseguir comprovar renda, ou por estar negativado.
Entre as facilidades do consignado tem-se:
- Desconto das parcelas direto na folha de pagamento do beneficiário;
- Limitação do número de parcelas em 24;
- Possuir margem consignável de 40% do valor base do Auxílio, que é de R$400,00, ou seja, pode ter uma parcela de até R$160,00;
- Estamos tentando entender as “políticas de crédito” do Banco PAN.