O empresário Emad Mostaque, fundador e CEO da Stability AI, fez uma previsão para lá de ousada nesta segunda-feira (17) durante uma entrevista com o futurista Peter Diamandis para o podcast Moonshots and Mindsets. Segundo ele, a Inteligência Artificial (IA) tomará os trabalhos dos programadores.
Reforma tributária autoriza estados mais ‘agro’ a criar imposto sobre produção; entenda
“Não haverá mais programadores humanos daqui a cinco anos”, disse o empresário, que conversou durante o podcast sobre o status atual da indústria de IA e sua visão para os próximos anos. “O futuro não parece muito brilhante para programadores humanos”, disse Emas Mostaque. Durante a conversa, ele usou algumas evidências para apoiar seu argumento. Por exemplo, dados do GitHub, mostram que 41% de todo o código atualmente já é gerado por AI.
De acordo com o empresário, outro fato, ainda mais interessante, é que, em três meses, sua empresa ultrapassou o Bitcoin e o Ethereum no Github. “Desenvolvemos uma popularidade na plataforma. Isso mostra a crescente popularidade da AI sobre as criptomoedas”, relata.
A Stability AI é a empresa por trás do Stable Diffusion, o gerador de imagens de código aberto mais popular do mundo. De acordo com o CEO da empresa, as ambições da companhia incluem uma ampla gama de projetos, abrangendo vários setores.
Nesse sentido, Emad Mostaque, que diz que a empresa está focada desde a construção de modelos para dobramento de proteínas, análise de DNA e reações químicas até modelos de linguagem e processamento de dados audiovisuais, explica que a Stability AI pretende construir a base para um “sistema operacional da sociedade”.
Durante a entrevista, o CEO da empresa explicou que, no futuro imediato, algumas mudanças serão, por exemplo, “o ChatGPT no seu celular sem internet (conexão)”. “Com modelos de AI totalmente integrados nos smartphones, nossas interações conversacionais podem sofrer uma transformação radical”, relata.
Em outro momento, ao ser perguntado se a IA roubará empregos, o empresário se apegou a frase de Vitalik Buterin, o cofundador da Ethereum, que uma vez rebateu os temores de eliminação de empregos dizendo que a Ethereum era como uma “destruidora de empregos, criadora de empregos melhores”. Segundo Emad Mostaque, ele vê a revolução da AI com otimismo semelhante e, nesse sentido, enxerga a Inteligência Artificial como uma ferramenta que aumenta o potencial humano, e não como uma ameaça que o aniquila.
Leia também: Reforma Tributária pode afetar o mercado brasileiro de criptomoedas