Você já ouviu falar em empresa individual? Infelizmente, abrir o próprio negócio no Brasil nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitas classificações e burocracias que envolvem o universo do empreendedorismo. Logo, pode ser difícil entender qual é o melhor modelo de acordo com o tipo de empresa que você quer abrir.
Por isso, preparamos esse guia completo para que você possa entender exatamente o que é essa classificação. Vamos começar?
O que é empresa individual?
Conhecida popularmente como EI, esse tipo de empresa é caracterizado por contar com apenas uma pessoa. Ou seja, o empreendedor é responsável por exercer todas as atividades deste negócio.
Ao finalizar a formalização, a empresa individual deve arcar com obrigações tributárias e trabalhistas. Porém, a vantagem é que você pode aproveitar os benefícios de seguridade social e também da previdência privada.
Para abrir esse tipo de negócio, não é preciso ter nenhum tipo de capital mínimo. Logo, pode ser a opção ideal para quem não quer investir tanto logo no começo.
Vale ressaltar ainda que nem sempre a empresa individual se classifica como microempresa. Afinal, neste último caso, o faturamento anual deve ser de até R$360 mil. Porém, a sua empresa pode superar esse faturamento. Então, ela se enquadra em outras categorias do empreendedorismo.
A formalização da empresa deve ser feita junto aos órgãos responsáveis do seu município. Portanto, se você acredita que seu futuro empreendimento se enquadra nesta categoria, vale a pena conferir a legislação regional para entender o que você precisa fazer para finalmente abrir o seu negócio.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre a empresa individual ou o empreendedorismo em si, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais. Obrigada e até a próxima!