Nesta quinta-feira (10), foram apresentados novos dados a respeito dos números de postos de trabalho no país.
A saber, os Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, e registraram um saldo positivo do emprego com carteira assinada de 155.178 postos de trabalho para o mês de janeiro de 2022.
Número acumulado dos postos de trabalho
No período de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022 foram gerados 2.648.497 novos postos de trabalho.
Aumentando o período, desde o início do governo do Presidente Jair Bolsonaro, de janeiro de 2019 a janeiro de 2022, foram criadas 3.354.797 novas vagas.
O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, destacou o trabalho da equipe técnica, em especial do secretário Executivo, Bruno Dalcolmo, e do secretário do Trabalho, Luis Felipe Batista de Oliveira.
“Nós descomplicamos a vida dos empreendedores. Tudo o que o governo do presidente Jair Bolsonaro fez pela facilitação, pela simplificação e pela desburocratização, assim como a política adotada na pandemia, permitiram, não só esses números impactantes, mas também que o Brasil se destaque entre todos os países da América Latina, servindo de exemplo”, afirmou o ministro Onyx.
Preservação
Na apresentação dos números do Caged, o secretário Executivo do MTP, Bruno Dalcolmo, ressaltou que, com relação ao estoque mensal de empregos formais, é importante observar que janeiro não teve o maior número da série, mas ficou muito próximo.
Para o secretário de Trabalho, Luís Felipe Batista de Oliveira, a retomada do emprego formal, até janeiro de 2022, ocorreu de forma consistente.
“As políticas de preservação do emprego e renda que foram adotadas em 2020 e 2021 se mostraram centrais para garantir segurança e resiliência no mercado de trabalho. Os números positivos, no primeiro mês de 2022, são resultado de uma atividade econômica que seguiu em retomada”, afirmou.
Destaques dos setores que geraram emprego
O setor de Serviços foi o grande destaque do mês, com a geração de mais de 100 mil novos postos de trabalho formais, distribuídos principalmente nas atividades de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com 58.773 postos de trabalho.
Destaque também para “Administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais”, com o total de 29.569 novos empregos.
O segundo maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor da indústria, com saldo de 51.419 novos postos de trabalho formais.
Por fim, o setor da construção teve um saldo no mês de janeiro de 36.809 mil novas vagas formais de trabalho, e a agropecuária apresentou 25.014 novas vagas de emprego.
Distribuição por região
Ao todo, 19 Unidades da Federação registraram um saldo positivo na geração de empregos. No entanto, aqui estão os estados que mais abriram postos de trabalho:
- São Paulo: 48.355;
- Santa Catarina: 23.358;
- Paraná: 18.351 postos.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência
Confira ainda: Auxílio Brasil vai continuar! Nova parcela está confirmada; conheça o valor