Com o alto índice de desemprego no Brasil, muitas pessoas buscaram o empreendedorismo para sustentar as contas da casa. Contudo, às vezes um negócio momentâneo pode se mostrar uma excelente fonte de renda. Dessa forma, é preciso abrir um negócio propriamente dito. E nessas horas, muitas pessoas podem se confundir.
Por isso, hoje vamos dar um guia completo para que você consiga entrar no mundo do empreendedorismo de forma fácil e focada nos principais pontos da sua empresa. Vale lembrar que existem serviços gratuitos de assessoria a pequenos negócios e você pode recorrer a eles a qualquer momento.
Planejando o negócio
Mesmo que você já esteja vivendo dos produtos que o seu negócio venderá, fazer o planejamento da sua nova empresa é essencial. Isso porque, no mundo do empreendedorismo, é muito fácil querer agregar novos serviços que, muitas vezes, as pessoas não vão querer comprar de você. Por isso, é uma excelente ideia planejar o modelo de negócio da sua empresa.
Para isso, você pode usar ferramentas simples, como o Business Model Canvas ou o Lean Canvas. Nessas ferramentas, você precisará pensar nos diferenciais do seu produto, bem como o público que você quer atender no início do seu negócio. A partir disso, você poderá melhorar o seu negócio e, futuramente, aumentar a quantidade de produtos que vende. Isso é a base de todo o empreendedorismo.
Após isso, você precisa cuidar da sua marca. Para isso, você precisa criar uma identidade visual criativa, chamativa e que gere conexão com o seu cliente. Dessa forma, é preciso selecionar as cores que você usará, o tom de voz da sua empresa. Além disso, você precisa fazer uma pesquisa de benchmark de grandes empresas e também de empresas do mesmo ramo que atuam na sua cidade.
Do empreendedorismo à prática
Depois de montar todo o seu negócio na teoria, seguindo os modelos do empreendedorismo inovador, é hora de fazer a sua empresa funcionar de verdade. Para isso, você deve fazer um excelente uso das redes sociais, além de inovar em outros produtos e serviços que, na verdade, não são o produto principal que você quer vender.
Vamos usar como exemplo uma confeitaria. Depois de fazer todo o modelo de negócios, é hora de abrir contas no Instagram e pensar, por exemplo, em uma embalagem que seja atrativa e que faça as pessoas postarem para seus seguidores os seus pedidos. Isso porque o melhor marketing, segundo as teorias do empreendedorismo, é o próprio boca à boa dos clientes. Por isso, invista muito nessa parte.
Por último, busque parcerias que façam o seu negócio crescer e prosperar. Ainda no exemplo de confeitaria, uma excelente ideia é fechar contratos com casas de festas ou, ainda, vender os produtos, a preço mais baixo, para supermercados de bairro ou através de plataformas de delivery. Tudo isso fará com que o seu negócio cresça e prospere. Contudo, vale lembrar que o empreendedorismo leva tempo para dar retorno. Por isso, tenha paciência e não desista!