Mulheres costumam contratar mais mulheres do que homens para postos de trabalho. Pelo menos é isso o que mostra um levantamento do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Esse instituo analisou portanto o comportamento dessas líderes na hora de contratar os empregados.
De acordo com o levantamento, 83% das empresas que possuem comando de pessoas do sexo feminino, tem também uma maioria feminina entre os seus quadros de funcionários. Dessa forma, mais mulheres do que homens trabalham nesses lugares.
Segundo o próprio Instituto, isso acontece por uma série de motivos. Mas talvez o principal deles seja mesmo a empatia. É que as mulheres que ocupam cargos de liderança costumam entender o sentimento do que é ser uma delas no mercado de trabalho. Por isso, acabam contratando mais.
Mas não é só isso. Ainda de acordo com o Instituto, pesa também aqui a preferência por um ambiente mais confortável. É que elas se sentem melhores quando trabalham ao lado de outras pessoas do mesmo gênero.
O dado não nos permite dizer, no entanto, que elas são maioria nas empresas do Brasil. É que apenas uma pequena parcela das empresas possuem empregadas nas posições de comando. Além disso, o contrário também é verdadeiro. Mulheres contratam mais mulheres e homens contratam mais homens.
Mulheres no mercado de trabalho
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas normalmente sofrem mais em um cenário de desemprego no país. Aliás, é justamente este o cenário que o Brasil está vivendo neste exato momento.
Ainda segundo o IBGE, a taxa de desemprego no terceiro trimestre deste ano atingiu a marca de 14,6%. É portanto um recorde desde 2012. Dessa forma, dá para dizer que o cenário não está nada favorável para a maioria dos trabalhadores do país.