Empinar a moto é uma prática bastante comum entre os amantes de duas rodas. Seja para exibir habilidade, para se divertir ou simplesmente para chamar a atenção, essa manobra arriscada pode trazer consequências financeiras graves.
No entanto, apesar de parecer emocionante, a prática de empinar a moto está longe de ser legalizada e segura, e por isso, pode doer no bolso.
Sendo assim, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Empinar a moto pode doer no bolso, confira
Conforme mencionado acima, empinad a moto, além de ser bastante arriscado, ainda pode doer no bolso.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor equilibrando-se apenas em uma roda é uma infração gravíssima. Sendo assim essa prática é passível de multa substancial e suspensão direta do direito de dirigir.
Além disso, ainda aplica-se como medida administrativa a retenção do veículo e o recolhimento do documento de habilitação.
Portanto, além de correr riscos à integridade física, o piloto também pode sofrer severas consequências financeiras.
Veja as consequências de empinar a moto
Bem como visto, a primeira consequência de empinar a moto é a multa, no valor de R$ 293,47.
Ademais, a suspensão do direito de dirigir, que é uma segunda punição prevista pelo CTB, impossibilita o motociclista de utilizar seu veículo por determinado período, o que pode gerar ainda mais transtornos financeiros para quem depende da moto como meio de transporte.
Outro aspecto que os motoqueiros devem considerar é a apreensão do veículo e o recolhimento do documento de habilitação. Isso porque, o custo para retirar o veículo do depósito pode variar de acordo com a cidade e o estado, mas geralmente é alto. Além disso, é necessário arcar com os gastos de transporte até o local onde o veículo está. O que pode representar um desafio adicional para o motociclista.
Danos materiais
Além dos aspectos financeiros, empinar a moto também pode acarretar danos materiais. Acontece que ao executar essa manobra perigosa, é comum que o condutor perca o controle da moto, resultando em acidentes.
Desse modo, os custos para reparar os danos do veículo podem ser altos, dependendo da extensão do estrago.
Para mais, vale ressaltar que desde a compra de peças até a mão de obra, todas essas despesas serão de responsabilidade do piloto, que terá que arcar com todos os custos para deixar a moto em perfeito estado novamente.
Como evitar esses problemas?
Por fim, para evitar toda essa dor de cabeça financeira e as consequências trágicas que podem surgir, é fundamental que os motociclistas respeitem as leis de trânsito e conduzam de forma responsável.
Ademais, em vez de buscar adrenalina em manobras ilegais, os motociclistas podem encontrar outras formas seguras e legais de se divertir com suas motos, como participar de eventos de motocross ou realizar trilhas autorizadas, acompanhados por profissionais experientes.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que empinar a moto pode doer no bolso, evite essa prática para não ter que lidar com todas as consequências ruins!