A empatia é vista por muitos como a aplicação da bondade em relação ao outro. Contudo, ela é muito mais que isso. Ela é uma ferramenta social, para que você entenda o que o outro pensa e consiga se comunicar com ele da melhor forma, ou seja, através dela, você aprende a se expressar melhor e ensina as pessoas a te valorizarem. Veja como aplicá-la no seu dia a dia e melhorar as suas relações sociais, tanto pessoais, como profissionais.
Como cuidar da saúde: siga essas dicas para ser mais saudável
Entenda que outro teve outras vivências diferentes das suas
Muitas vezes, enxergamos uma solução como óbvia, sem pensar que as outras pessoas têm o seu próprio óbvio. Você pode ter tido sucesso com uma decisão passada, com a qual outra pessoa se deu mal. Por isso, respeite as vivências alheias e entenda que a verdade não é apenas aquilo que você sabe. Essa é uma forma das pessoas enxergarem, pelo seu exemplo, que a opinião delas também não é a mais correta, ou mais importante.
As pessoas têm interpretações diferentes das suas
As mesmas situações podem ser vistas de tantas formas diferentes quanto o número de pessoas pelas quais elas forem analisadas, ou seja, as pessoas interpretam as coisas de forma diferente de você. Por isso, praticar a empatia é entender que cada um vê de uma forma e isso não quer dizer que uma pessoa esteja mais certa que a outra.
Escute as pessoas e tente entendê-las
Você pratica a empatia quando está disposto a ouvir, realmente, as pessoas, para entendê-las. Pessoas que sentem que você está aberto a ouvi-las, se sentem mais confortáveis perto de você e têm mais tendência a te ajudar, o que melhora suas relações sociais.
Emoção e finanças: o que uma tem a ver com a outra? Veja aqui
Tenha mais paciência
A prática da empatia, necessariamente, implica em ter mais paciência com as outras pessoas. Isso porque você deseja ser tratado com a mesma paciência quando é você que não está entendendo alguma coisa. Consequentemente, isso faz com que você estabeleça relacionamentos melhores, tanto pessoais, quanto no trabalho.
Treine a sua empatia
Ser empático com alguém não é questão de nascer sabendo. Claro que algumas pessoas têm mais facilidade em entender a dor das outras. Contudo, a empatia é um treinamento prático, que acontece diariamente. E ele só é válido quando você consegue estabelecer com as pessoas uma conexão amigável.
A partir do momento que você decide ser empático com as outras pessoas, você se torna uma pessoa confiável aos olhos dela. Isso porque elas entendem que você realmente as enxerga e se preocupa com a opinião delas. Por isso, as pessoas começam a te tratar com a mesma atenção e respeito que você dá a elas.
Isso faz com que a empatia seja fundamental ao estabelecimento de boas relações interpessoais. Por isso, lembre-se de praticar a empatia, ouvir o outro e tentar entender suas dores, mesmo nos momentos nos quais você não estiver muito bem. A pessoa com a qual você está tratando, pode não estar também.
Ficar em silêncio: isso pode ser muito bom para você, veja porque