Quem busca emagrecer com caminhada pode obter resultados incríveis em pouco tempo. Isto porque é uma atividade simples, natural, e quase automática. Mas esse exercício físico, além de promover a manutenção da boa saúde, permite a perda de peso? A resposta é sim. Veja mais, a seguir!
Emagrecer com caminhada: 10.000 passos por dia!
Essa é a quantidade mínima para manter um peso saudável. Andamos todos os dias: para sair de casa, para trabalhar ou fazer compras. Infelizmente, esses poucos passos não são suficientes para nos ajudar a perder peso. Na pior das hipóteses, eles compensam a maçã que comemos na hora do lanche.
A Organização Mundial da Saúde também recomenda atingir um mínimo de 10.000 por dia para manter a forma, estabilizar seu peso e prevenir certas doenças. Ela também estima que adultos de 18 a 64 anos devam ter pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, com resistência moderada a intensidade ou 75 minutos se a intensidade for mantida.
Dá para perder peso com caminhadas?
Para realmente perder peso enquanto caminha, o ideal é fazer pelo menos uma caminhada três vezes por semana por 1 hora (ou mais) em ritmo acelerado. Isso entre 6 e 8km com frequência cardíaca de 135 a 160 batidas por minuto. Ao respeitar esse ritmo, já queimamos cerca de 250 calorias por sessão.
Dicas para perder calorias enquanto caminha
Não há necessidade de se colocar no lugar de um grande esportista para quem quer perder bastante peso ou simplesmente se manter saudável.
Por exemplo, você pode fazer longas caminhadas pelo bairro onde mora, em fins de semana (uma boa maneira de levar toda a família a se mexer), caminhar para o trabalho – ou fazer um esforço para descer algumas estações ou quadras antes, bem como fazer a caminhada pelo quarteirão enquanto passeia com o cachorro. A chave é simplesmente manter um ritmo mais acelerado do que uma caminhada “normal”.
Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!