A polêmica envolvendo a declaração do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que na última sexta-feira (14) disse que “pintou um clima” com meninas venezuelanas menores de idade enquanto visitava uma região administrativa do Distrito Federal, ganhou novos capítulos nesta terça-feira (18) após vir à tona um vídeo em que o chefe do Executivo disse que as meninas estavam bem arrumadas para “fazer programa”.
Nível de abstenção preocupa campanhas de Lula e Bolsonaro
No vídeo viralizado nas redes sociais, é possível ver Bolsonaro, no dia 12 de setembro, comentando com um grupo de podcasters chamado Collab. Na ocasião, ele disse que as menores de idade estavam “bem arrumadas” para “fazer programa”. “Tem uma passagem minha. Foi em 2020. Vale a pena contar aqui […] Eu estava na, eu acho que é Paraíso o nome do… São Sebastião, em Brasília”, começou o presidente.
De acordo com Bolsonaro, ele estava com um segurança quando, de repente, parou e se deparou com três meninas classificadas por ele como “bonitinhas” e com idades que variavam de 14 a 15 anos. “Me chamou atenção. Meninas bonitinhas, sábado, né. Por que chamou atenção? Eram parecidas. Aí eu vi que apareceu mais uma, mais outra”, explicou chefe do Executivo.
“Eu desci da moto. ‘Posso entrar?’. Entrei. Tinha umas 15 meninas dessa faixa etária, 14, 15, 16 anos. Todas muito bem arrumadas. Tinham tomado banho, estavam fazendo o cabelo. Venezuelanas. Estavam se arrumando para quê? Alguém tem ideia? Quer que eu fale? Não vou falar… Para fazer programa. Vocês acham que elas queriam fazer isso? Qual era a fonte de sobrevivência delas? Essa”, acrescentou o presidente.
O vídeo voltou à tona no mesmo dia em que o presidente divulgou um vídeo negando que houvesse prostituição na casa das meninas venezuelanas. Na gravação, feita ao lado de sua esposa, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o chefe do Executivo disse que as mulheres do local eram trabalhadoras.
Assim como publicou o Brasil123, na última sexta-feira (14), o presidente voltou a contar uma história semelhante à contada em setembro. “[…] Parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas. Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, disse o presidente.
A fala gerou uma repercussão negativa e fez com que Bolsonaro gravasse uma live na madrugada de domingo (16) para explicar o ocorrido. Na ocasião, ele acusou a oposição de deturpar sua fala. “O PT recorta pedaços da entrevista como se eu estivesse atrás de programas. Fiz uma live, foi demonstrado o que estava acontecendo. O PT pega pedaço e fala ‘pintou um clima’? Que vergonha é essa? Sempre combati a pedofilia”, afirmou o presidente. “Se fosse algo escondido, tudo bem, mas não foi nada escondido. Abri uma live por indignação sobre o que estava acontecendo”, acrescentou o presidente.
Leia também: Junior Lima fala sobre encontro de Chitãozinho com Bolsonaro: “Toda família tem um tiozão do zap”