Retirar FGTS na Caixa pode ser uma excelente opção para quem está precisando de dinheiro. No entanto, como todos já devem saber, os trabalhadores somente podem sacar esse benefício em algumas situações específicas, o que, muitas vezes, gera dúvidas.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você, que é um trabalhador CLT, saiba em que situações pode retirar FGTS na Caixa. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Em que situações posso retirar FGTS na Caixa?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros que possuem contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Desse modo, a Caixa Econômica Federal, que é a autarquia responsável pelo fundo, permite o saque em algumas circunstâncias específicas.
Sendo assim, confira abaixo em quais situações o trabalhador pode retirar o FGTS na Caixa:
1. Demissão sem justa causa
Primeiramente, uma das situações mais comuns em que é possível sacar o FGTS é a demissão sem justa causa. Nesses casos, o trabalhador tem direito a fazer o saque total do valor de sua conta do fundo, acrescido de juros e atualizações monetárias.
2. Demissão por acordo
Além disso, com a última reforma trabalhista, introduziu-se a possibilidade de demissão por acordo entre empregado e empregador. Assim, nessa situação o trabalhador também tem direito a sacar o FGTS. Contudo, existem algumas diferenças em relação à demissão sem justa causa.
3. Aposentadoria
Ademais, ao se aposentar o trabalhador também pode retirar o saldo total de sua conta do FGTS. Esse é um benefício que visa ajudar o trabalhador a usufruir de seu fundo de garantia após anos de trabalho e contribuição.
4. Doenças graves
Em caso de doenças graves, como câncer e HIV, o trabalhador pode solicitar o saque do FGTS. Para isso, é necessário apresentar um laudo médico comprovando a doença, além de outros documentos solicitados pela Caixa.
5. Compra da casa própria
O trabalhador também pode utilizar o saldo de seu FGTS para a aquisição de moradia própria. Sendo assim, o trabalhador que não possui imóvel e que atende aos critérios que o Governo estabelece, pode fazer a retirada do fundo para utilizar como entrada na compra de um imóvel.
6. Pagamento de financiamento imobiliário
Finalmente, além de poder utilizar o FGTS para comprar um imóvel, é possível também utilizá-lo para amortizar ou quitar o saldo devedor de um financiamento habitacional. Essa é uma forma de aliviar o peso das parcelas e diminuir o valor total do financiamento.
No entanto, é importante ressaltar que, em todas as situações mencionadas, existem regras específicas que a própria Caixa Econômica Federal estabelece.
Como retirar FGTS na Caixa?
Para realizar o saque do FGTS, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos necessários, como:
- Carteira de trabalho;
- Documento de identificação e;
- Número do PIS/PASEP.
Então, basta informar ao atendente o motivo do saque e aguardar a análise da autarquia.
Agora que você já sabe em que situações pode sacar FGTS na Caixa, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!