Não está fácil para quem trabalha em livrarias neste momento. É que o setor sofre uma crise sem precedentes. Não é diferente com a Livraria Cultura. A empresa anunciou nesta quinta-feira (4) que vai fechar mais três de suas lojas em shoppings do Brasil.
Não está claro quantos empregados irão sofrer demissões com esses fechamentos. Mas naturalmente isso vai acontecer, já que a empresa está justamente procurando cortar gastos. Então a palavra do momento para esses trabalhadores é preocupação.
Das três lojas de shoppings que a livraria decidiu fechar, duas ficam na cidade de São Paulo. Isso significa dizer portanto que a cidade perdeu 50% das livrarias dessa franquia. Já a outra fica em Curitiba, no Paraná.
Fecham em São Paulo
- Cultura do shopping Villa-Lobos
- Cultura do shopping Bourbon
Seguem abertas em São Paulo
- Cultura do shopping Iguatemi
- Cultura do shopping Market Place
Fecha em Curitiba (PR)
- Cultura do shopping Curitiba
No caso de Curitiba, no Paraná, a livraria fechou as suas atividades por completo. Assim, não há nenhuma outra loja da rede na capital paranaense. Isso é portanto um baque para os empregados que trabalhavam nesta única loja. É que, para eles, não há nem chances de mudar de unidade.
Crise na Cultura
Isso interfere logicamente na relação jurídica do trabalhador com a empresa. Muitos ex-empregados da empresa estão se juntando para cobrar direitos de estabilidade. É que a livraria entrou no Programa de Manutenção do Emprego e da Renda.
Esse programa exige um período de estabilidade quando os trabalhadores voltam desse período. De acordo com os empregados, a empresa não estaria respeitando esse período. É justamente daí que vem toda a confusão.