Elon Musk se tornou, nesta quinta-feira (7), a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido de mais de 185 bilhões de dólares. Ou seja, isso representa quase um trilhão de reais, conforme a cotação do dólar em R$ 5,39. Os dados são do Bloomberg Billionaires Index, o ranking das pessoas mais ricas do mundo de acordo com a agência internacional de notícias Bloomberg.
O aumento no preço das ações da Tesla empurrou Musk para além de Jeff Bezos, dono da Amazon, que era a pessoa mais rica desde 2017. A fortuna estimada de Bezos é de 184 bilhões de dólares.
O aumento da riqueza de Musk no ano passado marca a ascensão mais rápida ao topo da lista de ricos da história. Além disso, revela uma reviravolta financeira dramática para o famoso empresário que há apenas 18 meses estava nas manchetes pela rápida queima de dinheiro de Tesla e sua vantagem pessoal contra Estoque da Tesla.
Musk começou 2020 com patrimônio de 27 bilhões de dólares e nem estava entre as 50 pessoas mais ricas. O preço das ações da Tesla, que aumentou mais de nove vezes no ano passado, adicionou mais de 150 bilhões de dólares ao seu patrimônio líquido, de acordo com a imprensa internacional. Enquanto isso, o preço das ações da Amazon permaneceu mais baixo devido ao potencial de aumento da regulamentação de Washington.
Elon Musk tem 49 anos, nasceu na África do Sul, mas tem cidadania canadense e é americano naturalizado. Além de Tesla, ele fundou a empresa aeroespacial SpaceX e outras empresas de sucesso.
Ascensão de Musk
Elon Musk ultrapassou Warren Buffett em julho para se tornar a sétima pessoa mais rica. Em novembro, Musk passou correndo por Bill Gates para se tornar a segunda pessoa mais rica. Musk ganhou mais riqueza nos últimos 12 meses do que todo o patrimônio líquido de Bill Gates de 132 bilhões de dólares.
As ações da Tesla foram negociadas recentemente por cerca de 790 dólares (R$ 4,2 mil), alta de mais de 4% nas negociações desta quinta-feira. O valor de mercado da empresa de Elon Musk cresceu para 737,6 bilhões de dólares.
Leia também: Elon Musk revela que Apple recusou comprar a Tesla