Após quase dois anos, a conta no Twitter do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi oficialmente reaberta neste domingo (20). Espera-se que Trump volte ao Twitter, embora ele mesmo tenha dito que não. Mesmo assim, os especialistas afirmam que o retorno pode ajudar sua candidatura à Casa Branca em 2024.
Entenda o caso
Na noite de ontem (19), Elon Musk, o homem mais rico do mundo e novo dono do Twitter, postou uma enquete perguntando aos usuários se ele deveria “Reintegrar o ex-presidente Trump”, banido da plataforma após instigar a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro. Importante destacar que, conforme as regras do Twitter, o “banimento permanente” é uma das medidas mais severas da plataforma, onde os infratores têm suas contas excluídas e não poderão criar novas.
Ao final da pesquisa, 51,8% dos mais de 15 milhões de participantes apoiaram o restabelecimento da conta de Trump. “As pessoas falaram”, disse Musk em um tweet de acompanhamento. “Trump será reintegrado”. “Vox Populi, Vox Dei”, acrescentou, referindo-se a uma frase em latim que significa “a voz do povo é a voz de Deus”.
Decisão de Musk
O anúncio e a reintegração de Donald Trump contrastam fortemente com as declarações anteriores de Elon Musk quando assumiu a rede social. “O Twitter formará um conselho de moderação de conteúdo com pontos de vista amplamente diversos”, disse o bilionário da tecnologia em outubro. “Nenhuma decisão importante de conteúdo ou restabelecimento de contas acontecerá antes que o conselho se reúna”.
É importante ressaltar que, em maio deste ano, enquanto Musk ainda estava com problemas legais devido a sua desistência na aquisição do Twitter, ele chamou a decisão de banir Trump do Twitter de “extremamente estúpida” e sugeriu que eles reintegrassem o ex-presidente.
Anúncio de Trump
Quando Musk anunciou sua decisão, muitos usuários do Twitter, sem surpresa, aprovaram e desaprovaram a ação do bilionário. Uma pessoa, porém, tem estado notavelmente quieta: o próprio Trump.
O ex-presidente americano ainda não tweetou. Todavia, muitos afirmam que suas obrigações contratuais com o Truth Social (outro perfil online que Trump criou durante sua proibição no Twitter) o limitam para que ele possa postar em sua conta recém-reaberta.
Apesar disso, em comentários públicos depois que Musk revelou sua pesquisa, Trump disse que “não via nenhum motivo” para voltar ao Twitter: “O Truth Social substituiu muita gente e não acho que eles vão voltar ao Twitter”.
Retomada política de Trump
Atualmente, a conta do Twitter de Trump pode ser visualizada, seguida e pode enviar tweets. Nas horas desde que sua conta foi desbloqueada, sua contagem de seguidores disparou em 20 milhões e agora ele possui 25 milhões. Como resultado, o Twitter de #Trump e #ELE ESTÁ DE VOLTA rapidamente se tornaram hashtags na lista de tendências da rede social.
É importante ressaltar que, como presidente, o poder único dos tweets de Trump sempre residiu no fato de que ele podia orientar a direção do governo dos Estados Unidos apenas uma frase.
Em suma, Donald Trump não é conhecido por manter sua palavra. Sendo assim, apesar da negativa, seu retorno não seria nenhuma surpresa. A volta de Trump ao mundo do Twitter dará a ele ainda mais influência em sua candidatura à reeleição nas eleições presidenciais de 2024.