O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deve se encontrar com Elon Musk, o homem mais rico do mundo, nesta sexta-feira (20). De acordo com as informações do jornal “O Globo”, os dois devem conversar sobre a Amazônia, em um encontro que deve acontecer em um hotel no interior de São Paulo.
Na noite desta quinta-feira (19), durante sua tradicional live, o presidente, sem mencionar o nome do homem mais rico do mundo, afirmou que encontrará uma pessoa muito importante na sexta. “Tenho encontro amanhã com uma pessoa muito importante que é reconhecida no mundo todo e vem para cá oferecer ajuda à nossa Amazônia”, disse o chefe do Executivo sobre o encontro, que foi organizado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e contará com presença de outros ministros e empresários.
De acordo com “O Globo”, apesar de mantido em sigilo, existem indícios sobre o provável assunto que será tratado no encontro de Bolsonaro com Elon Musk: o sistema de internet via satélite pertencente ao empresário, o starlink. Em abril deste ano, Wilson Lima (União Brasil), o governador do Amazonas, foi ao Twitter afirmar que o bilionário havia demonstrado interesse em trazer uma funcionalidade da “SpaceX” para o Brasil
“Além de não abrir mão dos empregos gerados na ZFM [Zona Franca de Manaus], seguimos trabalhando para atrair novos investimentos. @elonmusk demonstrou interesse em trazer a SpaceX para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia! A Amazônia está chamando vocês”, disse o governador na ocasião.
Hoje, a SpaceX fabrica sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações. Dentro da empresa, existe um projeto chamado Starlink para desenvolver satélites de baixo custo para integrar sistemas de internet. Recentemente, a Starlink foi instalada na Ucrânia, que estava sem internet por conta dos ataques feitos pela Rússia.
Leia também: Bolsonaro foca em Alexandre de Moraes, próximo presidente do TSE, para plantar teoria da conspiração