Elisa Lam marcou o ano de 2013 com os mistérios de sua morte: chocou toda a internet e os fãs de investigações. Todos se moveram em busca de uma resposta que, no fim, parece ter ido longe demais. O documentário Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil foi lançado no mês de fevereiro de 2021 e, desde lá, vem chamando bastante a atenção por abordar sobre o caso por inúmeros pontos de vista: analisa as falas de youtubers, de médicos, policiais e até mesmo colaboradores do hotel.
Leia mais: Goethe: Quem foi, obras e pensamentos
Lam era uma jovem que sofria de transtorno bipolar e tomava uma série de remédios. Quando decidiu começar a viajar, parou de tomar os medicamentos e passou a ter crises de depressão e mania, os episódios da doença também eram acompanhados de visões esquizofrênicas.
Ainda não se sabia se ela havia se suicidado ou sido assassinada (já que era um hotel perigoso em que várias mortes e estupros ocorriam). Entretanto, o documentário traz dois desfechos e hipóteses: o de funcionários e médicos e também o de conspiracionistas na internet.
Quais são as conclusões da morte de Elisa Lam?
Os médicos colocaram no laudo que a causa foi um acidente. A questão era que todos diziam que a porta da caixa estava fechada e não teria como cair por acidente. Contudo, o funcionário do local admitiu que estava entreaberta quando descobriu o corpo naquele dia.
Os exames para descobrir se houve o uso de drogas deu negativo juntamente com aqueles que analisariam um possível estupro. O descoberto pela análise foi que o antidepressivo e calmante que ela tomava estavam em menores doses no corpo, mostrando que ela havia parado de tomar e comprovando a tese quando encontraram as cartelas de remédios com mais do que deveriam ter.
Leia mais: A Classe Média no Espelho – Resenha e Análise