O índice de inadimplência do brasileiro é de 40%, de acordo com o Serasa Experian. Desse modo, hoje, nós, do Brasil123, vamos dar dicas de como eliminar dívidas de forma rápida. Com essas dicas, você conseguirá estruturar melhor como fazer suas contas e lidar com seus débitos de maneira inteligente. Confira!
Como iniciar o controle de suas dívidas
Primeiramente, é preciso querer sair das dívidas! Então, para isso, é preciso verificar quais são os seus ganhos mensais e quais as suas dívidas. Além disso, é preciso fazer essa análise por prioridade de pagamento, nomeando todas as suas dívidas, inclusive as mais antigas. Assim, colocar na ponta do lápis todos os seus gastos é a forma mais eficiente de saber por onde começar.
Depois de fazer esta equação, trace as prioridades de pagamentos: aquelas dívidas em que os juros são maiores, como, cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos. Em seguida, trace estratégias para quitar dívidas antigas, renegociando diretamente com o credor.
Por que é importante quitar suas dívidas?
Pode parecer uma pergunta banal, mas muitas pessoas que estão endividadas simplesmente esperam o débito “caducar” e resolvem não pagá-los. Entretanto, esse tipo de prática não é saudável e deixa seu nome sujo por muito tempo, além de impedir o recebimento de crédito quando necessário.
Sendo assim, é muito importante conhecer o seu montante de dívidas e buscar estratégias e meios para eliminá-las, mesmo que isso ocorra de pouco a pouco.
Como eliminar dívidas de forma rápida?
Após conhecer a totalidade das dívidas apontada anteriormente e o valor garantido para a quitação delas, siga algumas dicas apresentadas na sequência:
- Estabeleça uma meta mensal de economia: você precisa definir quais custos podem reduzir ou cortar do orçamento.
- Abra canais de negociação com os credores: quando você conhece a sua capacidade de pagamento, fica mais fácil negociar com os credores e garantir a realização desse pagamento.
- Negocie dívidas caras por dívidas mais baratas: você pode fazer portabilidade de crédito. Ou seja, transferir sua dívida para outra instituição que tenha melhores condições de pagamento e menores juros. Essa atitude fará com que você adeque as parcelas à sua capacidade de pagamento.
- Controle os gastos: é preciso estabelecer novos hábitos de consumo. Assim, se a sua meta é sair das dívidas, você precisa criar metas financeiras mais rígidas, evitando gastos desnecessários. Então, avalie os seus gastos e, dessa forma, você vai chegar àqueles que não são tão necessários. Evite-os e foque na sua meta!
- Controle o orçamento: para controlar o orçamento, comece a anotar os gastos. Com essa atitude, você tem como analisar quais reduzir no mês subsequente e quais gastos precisarão de manutenção.
- Disciplina para a educação financeira: mantenha o foco e procure ler sempre sobre o assunto. Além disso, amplie seu conhecimento sobre as principais formas de trocar dívidas grandes por dívidas pequenas.
Então, agora que você já conferiu as dicas de como eliminar dívidas de forma rápida, não deixe nada para fazer amanhã. Comece hoje mesmo a seguir esses passos e estabeleça metas para sair das dívidas o mais rápido possível.