Termina nessa quarta-feira, 8, o prazo para os trabalhadores usarem o FGTS para investir na Eletrobrás. A medida, que faz parte do processo de privatização da empresa, atraiu os olhares dos investidores, mas analistas sugerem cuidados. Além disso, é preciso entender o passo a passo completo para fazer a reserva da forma correta.
Por isso, hoje vamos falar sobre o que dizem os analistas sobre investir na companhia. Além disso, vamos mostrar o passo a passo completo para quem quer investir na Eletrobrás com o FGTS. Vale lembrar que existe um prazo mínimo de investimento, o chamado “lock up”.
O que dizem os especialistas?
Desde que a proposta foi aprovada pelo Governo Federal, analistas passaram a estudar a companhia a fundo. De lá para cá, ainda não há uma unanimidade entre analistas de ações, mas é possível tirar algumas conclusões. Dessa forma, vale lembrar que investir na Eletrobrás com o FGTS deve ser pensado para o longo prazo, em torno de dois ou mais anos.
Por isso, a primeira recomendação dos especialistas é não investir se você quiser usar esse valor. Dessa forma, se você pretende usar o FGTS para dar entrada em um imóvel ou quer utilizar o saque-aniversário para outros fins, analistas dizem que é melhor deixar o valor no fundo de garantia.
Por outro lado, quem não pretende usar o valor precisa entender que esse é um investimento de risco. Isso porque investir em ações envolve o risco da perda de valores no curto prazo. Além disso, ao comprar as ações da Eletrobrás com o FGTS, o trabalhador precisa manter o investimento por, no mínimo, 12 meses. Vale lembrar também que na hora do resgate, o valor não vai para a sua conta bancária, mas retorna para o fundo de garantia, com os lucros ou o prejuízo da operação. Ainda, a recomendação é não colocar 50% do FGTS na operação, restringindo os valores a percentuais mais baixos.
Como comprar Eletrobrás com o FGTS?
Para comprar as ações da Eletrobrás com o FGTS, não é preciso ir até uma agência da Caixa, muito menos ir até a empresa em si. O trabalhador deve usar o próprio portal ou aplicativo do Meu FGTS. É possível fazer tudo de forma online, sem precisar de intermediários.
O primeiro passo, após entrar no aplicativo, é clicar em “Autorizar Bancos a Consultarem Seu FGTS”. Depois disso, basta clicar em “Aplicação nos Fundos Mútuos de Privatização” e selecionar “FMP Eletrobrás”. Posteriormente, você deve selecionar em qual fundo você quer investir. Antes de escolher o fundo, é importante ver as taxas que eles cobram para isso. Além disso, ao escolher o fundo, certifique-se de que você tem uma conta aberta na instituição para conseguir monitorar o investimento.
Depois de selecionar o fundo no qual deseja investir, é preciso entrar em contato com a instituição financeira escolhida e questionar sobre os próximos passos. Normalmente, dentro da plataforma do fundo, abre algum espaço para o investidor efetivar o investimento com o saldo do FGTS.