O instituto Datafolha divulgou uma pesquisa nesta quinta-feira (20) mostrando que os eleitores estão mais decididos a ir votar no segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 30 de outubro, último domingo do mês, do que estavam em 2018, ano em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi eleito como chefe do Executivo.
Veja quanto recebe um presidente no Brasil
De acordo com o levantamento, sete em cada dez eleitores (69%) disseram que, nestas eleições, estão mais decididos a ir votar do que em 2018. Do restante, 25% afirmaram que estão igualmente decididos e 6% confessaram que estão menos decididos do que estavam no pleito passado.
Conforme o Datafolha, dentre aqueles que pretendem votar em branco ou nulo do dia da eleição, 47% dizem que estão menos decididos. Já quando o assunto são eleitores de Bolsonaro, que tenta a reeleição, constata-se que 73% estão mais decididos a ir votar, 23% estão iguais, e 4% menos decididos.
Os números referentes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são bem parecidos. Prova disso é que, de acordo com o Datafolha, 72% dizem estar mais decididos a votar, 24% estão iguais, e 4% menos decididos.
Eleitores decididos em quem votar
Na quarta-feira (19), o Datafolha também revelou que 6% dos eleitores ainda estão indecisos sobre em quem votar no segundo turno. Além disso, o levantamento também mostrou que 62% desses indecisos dizem estar neste ano mais informados sobre as propostas dos candidatos a presidente do que há quatro anos. Outros 28% dizem estar iguais, e 9% menos informados.
Não suficiente, a pesquisa do instituto, que entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro, também mostrou que 57% dos eleitores revelaram que estão acompanhando mais as notícias sobre os candidatos que em 2018. Do restante, 26% estão acompanhando igual e 16% estão acompanhando menos.
Por fim, a pesquisa, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, também mostrou que uma parcela de 49% do eleitorado está mais preocupada com os resultados da eleição presidencial deste ano do que há quatro anos; 27% estão iguais e 23% menos preocupados. Dentre essas pessoas preocupados com os resultados da eleição, 55% são apoiadores de Bolsonaro e 44% são de Lula.
Leia também: ELEIÇÕES 2022: Bolsonaro não poderá tocar em Lula no debate da Globo; entenda