Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste sábado (25) mostra que são os companheiros e os filhos aqueles com o maior “poder” de influenciar na escolha de um candidato na eleição deste ano. De acordo com o Datafolha, os outros grupos testados foram líderes de igreja, jornalistas e pessoas da imprensa.
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Conforme a pesquisa, 60% dos entrevistados afirmaram que seu voto não será influenciado por outras pessoas. Por outro lado, uma parte diz que se importa com a opinião de terceiros na hora de decidir o voto. Segunda essas pessoas, elas dão mais peso às opiniões de seus filhos e ao companheiro ou companheira.
Influência dos filhos no voto
- Muita influência: 22%;
- Pouca influência: 13%;
- Nenhuma influência: 62%.
Influência do companheiro/companheira no voto
- Muita influência: 22%;
- Pouca influência: 18%;
- Nenhuma influência: 59%.
Conforme o Datafolha, a taxa de persuasão varia dentro de subgrupos e mostra que as mulheres serão mais independentes em suas escolhas se comparado aos homens.
Prova disso é que a ideia de que filhos terão muita influência é maior entre as pessoas do sexo masculino (25%) do que em indivíduos do sexo feminino (21%). O mesmo ocorre com o companheiro: 24% dos homens afirmam que a opinião da mulher será determinante e 20% das mulheres dizem que a palavra do homem será fundamental.
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Durante a pesquisa, os entrevistadores também perguntaram se as pessoas levavam em consideração o que diziam os líderes da igreja. Do total, 66% disseram que esses líderes religiosos não terão nenhuma influência. Enquanto isso, 13% disseram que a opinião deles terá muita influência e 14% pouca.
As pessoas ouvidas durante a pesquisa também foram questionadas sobre o valor que dariam para a opinião de jornalistas e pessoas da imprensa. Do total, 17% disse que dará muita influência. Por outro lado, 23% afirmaram que darão pouca e 61% nenhuma influência.
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