A Câmara dos Deputados debate sobre a educação à distância na área da saúde. Esta discussão não é recente, e já recebeu, portanto, algumas leis acerca do assunto. O debate contará, além dos deputados, com a presença de alguns especialistas da área da saúde.
Continue conosco na leitura deste texto para ficar por dentro da discussão que ocorrerá na Câmara.
Educação à distância na área da saúde já teve discussão antes
Em 2021 os deputados aprovaram um projeto proibindo a graduação a distância nos cursos da área da saúde. A princípio, no projeto de lei 5414/16 já havia a proibição para o governo de incentivar a educação à distância na área da saúde. Contudo, o relator deputado Dr. Luiz Ovando, do Partido Social Liberal do Mato Grosso do Sul, sugeriu a aprovação de um substitutivo.
O próprio relator afirmou que as ações da área da saúde exigem aprendizados práticos. Da mesma maneira que exige a participação presencial nos laboratórios e em outras atividades conforme exige cada curso. O deputado insistiu ainda, ressaltando que não vê a possibilidade de se realizar a certificação de uma pessoa da área da saúde sem antes verificar sua habilidade para procedimentos técnicos.
Já o autor da lei de 2016, Rodrigo Pacheco, na época deputado pelo PMDB/MG, na justificativa da lei afirmou que a formação dos profissionais da área da saúde aprofunde-se em certos conhecimentos que podem ser prejudicados pelo ensino a distância. Bem como, afirma que, para que ocorra uma boa formação dos futuros profissionais, é necessário que tenham um “contato direto com sua evolução”.
Ead no Brasil
O número de pessoas buscando ingressar em cursos do ensino superior na modalidade de ensino a distância está crescendo em nosso país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) relatou que em 2011, a porcentagem de pessoas cursando na modalidade a distância era de 18,4%. Todavia, em 2021, este número subiu para 62,8%. Ou seja, teve um aumento de 474%. Enquanto o número de pessoas cursando o ensino superior presencialmente caiu 23,4%.
Debate na Câmara sobre a educação à distância na área da saúde
Esta nova discussão foi uma solicitação do deputado Idilvan Alencar do Partido Democrático Trabalhista do Ceará. O deputado afirmou que a educação à distância na área da saúde diminui a qualidade do aprendizado. Ainda ressaltou que estes cursos foram feitos para ocorrerem apenas de maneira presencial. O assunto será tema de discussão na Câmara dos Deputados e contará com diferentes representantes dos conselhos federais e conselhos regionais da área de saúde.
Por exemplo, representantes dos conselhos de medicina veterinária, nutrição, fisioterapia, farmácia, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e até mesmo de educação física. O debate também contará com a presença de uma das integrantes do da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O que você acha da educação à distância na área da saúde? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários abaixo.