Se você precisa se virar todo mês com uma renda que não acha satisfatória, e acha que economizar é algo muito longe do seu alcance, você precisa aprender como economizar ganhando pouco! Dessa forma, você vai aprender aqui como é possível e, além disso, como é fácil economizar, mesmo que você não ganhe muito!
Ganhar pouco e gastar tudo com contas e com as necessidades básicas é a realidade de muitos! Muitas pessoas vivem assim e acreditam que não tem condições de economizar, já que assim que recebem o seu salário, já gastam tudo com os boletos.
Mas nesses casos, se desesperar não é a solução. Se essa é a sua situação, veja agora em 8 dicas práticas como você pode sim economizar, sem fazer mudanças drásticas nem se privar das coisas que precisa. Confira!
Como economizar ganhando pouco?
Aprender como economizar dinheiro é um passo fundamental na jornada para a estabilidade financeira. Mesmo ganhando pouco, é possível, e muito recomendável, poupar um pouquinho todo mês.
Esse pode ser o caminho para você realizar os seus sonhos, concluir seus objetivos ou simplesmente estar preparado no caso de alguma situação inesperada acontecer.
Pensando nisso, para te ajudar nessa empreitada, e provar que criar uma reserva de dinheiro não é apenas coisa de quem ganha muitos dígitos por mês, aqui vão 8 dicas simples, que vão ser muito úteis pra você:
1-Pague as contas assim que elas chegarem!
Em primeiro lugar, é importante ressaltar o quanto é importante não deixar as suas contas acumularem! O correto então, seria sempre eliminar as contas no momento que elas chegam. Se por acaso você precisar esperar alguns dias até receber o dinheiro, é bom se certificar de que as contas serão as primeiras a ir embora!
Dessa forma, você não gasta mais o dinheiro com coisas que não são tão importantes. Então, se torna capaz de entender melhor e se planejar com o dinheiro que sobra, sem se preocupar tanto com as contas. Imagine da seguinte maneira: você vai ter uma imagem muito mais clara do que ainda pode gastar assim que se livrar da obrigação das contas.
Comprar aquele brinquedo novo para o seu filho, ou aquele tênis novo talvez possa esperar, mas contas atrasadas podem se transformar em dívidas, o que representa um problema gigante.
2- Priorize as compras no débito ou dinheiro
Em segundo lugar, uma outra dica muito interessante é: saia para fazer compras apenas com o dinheiro que você pretende gastar, ou com o cartão de débito. Na horas das compras, é muito fácil se deixar levar e acabar voltando para casa com mais coisas do que deveria. Quem nunca se empolgou com tantas opções nas lojas por aí?
Então, além de fazer uma lista detalhada do que você realmente precisa, é interessante também sair às compras apenas com dinheiro ou cartão de débito. Dessa maneira, você acaba sendo bloqueado de gastar mais do que o permitido, já que não tem a opção de fazer pagamentos no crédito!
3- Não se engane com gastos mínimos
É muito importante ter consciência de que a economia pode e deve ser feita em pequenas ações do dia a dia! Por isso, nunca subestime os pequenos gastos. Isso significa não minimizar os gastos do dia a dia com coisas que não são essenciais!
Por exemplo, um doce ou um café todos os dias depois de alguma refeição pode parecer um gasto pequeno, mas faz muita diferença no final! Então, sempre que estiver em uma situação dessas, pense no que vai te deixar mais contente: uma pequena satisfação momentânea, ou uma boa quantia poupada no final do mês!
4-Adapte os seus gastos essenciais
Embora seja mais difícil, é possível sim economizar dinheiro com os seus gastos essenciais. Você pode economizar assim ao mudar algumas escolhas diárias, mas nada muito drástico. Por exemplo, você pode mudar um pouco os seus hábitos alimentares e investir em itens mais baratos.
Pode, também, optar por eletrodomésticos ou atividades que ajudem na economia da energia elétrica, entre outros vários exemplos que eu tenho certeza que agora você já está conseguindo imaginar!
5- Determine objetivos de poupança!
Ter metas claras é uma excelente maneira de alcançar os seus objetivos de economia. Com uma quantia pré-determinada a respeito de quanto você pode gastar e do quanto precisa economizar, é mais fácil permanecer dentro da linha.
Junto com isso, atingir uma meta é uma ótima forma de se estimular para continuar poupando e não gastar mais do que o necessário! A sensação de estar progredindo vai ser um verdadeiro incentivo, pode ter certeza!
6-Anote todos os seus gastos!
Colocar no papel, ou bloco de notas do computador e celular, é uma ótima maneira de enxergar melhor os seus gastos. Assim, você consegue visualizar onde o seu dinheiro está sendo gasto!
Além disso, se torna capaz de analisar quais cortes podem ser feitos e que forma de substituição pode ajudar a melhorar as suas economias. Como em outras áreas da vida, organização é a chave de tudo!
7- Crie uma reserva de emergência
Mesmo se você não estiver passando por problemas financeiros, ou mesmo se estiver vivendo uma ótima fase, ter uma reserva de dinheiro é uma boa recomendação para todos! Nunca é errado guardar dinheiro simplesmente por guardar, no caso de ele ser necessário em algum momento não planejado.
Não temos como prever quando vamos necessitar de dinheiro. Imprevistos, acidentes e problemas podem acontecer com qualquer um, a qualquer momento. Por isso é sempre bom destinar uma parte da renda para uma reserva de emergência!
8- Faça uma lista para se inspirar
Como uma forma de se manter focado, é interessante que você faça uma lista de algumas coisas que deseja realizar com o dinheiro. Essa lista é extremamente pessoal, e cabe a você decidir quais os sonhos e objetivos que vão estar contidos lá.
Casamento, filhos, um carro novo, uma bicicleta nova, uma viagem especial… Você decide!
Quando você se sentir estressado com o dinheiro, lembre-se desses sonhos que podem ser realizados se você continuar firme na missão de economizar!