A economia dos Estados Unidos cresce 6,5% no segundo trimestre de 2021 em dados anualizados. Isso significa que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) seguiria por um ano inteiro mantendo esse percentual. Aliás, os dados anualizados consideram tanto crescimento quanto retração econômica.
Vale ressaltar que a metodologia utilizada nos EUA é diferente da maneira que a maioria dos países realizam seus cálculos para definir o PIB de cada trimestre. Por exemplo, no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa o crescimento na comparação com o trimestre imediatamente anterior e com o mesmo período do ano anterior.
A saber, a alta superou o avanço de 6,3% verificado no último trimestre. Por falar nisso, o crescimento do primeiro trimestre passou por nova revisão e caiu levemente, uma vez que antes estava estimado em 6,4%. A propósito, os dados de desemprego da economia americana ainda passarão por revisão nos próximos meses. Isso quer dizer que o PIB do segundo trimestre se baseou em dados incompletos ou que ainda passarão por revisão.
Veja mais detalhes do desempenho da economia americana
O desempenho trimestral positivo é o quarto seguido, após o tombo de 31,2% registrado um ano atrás. Em resumo, a pandemia da Covid-19, decretada em março de 2020, derrubou a economia americana já no primeiro trimestre (-5,1%). No entanto, foi entre abril e junho que o PIB dos EUA afundou sem precedentes.
No segundo trimestre deste ano, a economia norte-americana teve alta de 13% em dados anualizados, o que equivale a US$ 684,4 bilhões. A título de comparação, o primeiro trimestre chegou ao fim somando US$ 560,6 bilhões, crescimento de 10,9% em dados anualizados.
“A alta no PIB no segundo trimestre reflete a continuação da recuperação econômica, a reabertura dos estabelecimentos e a resposta contínua do governo relacionada à pandemia da Covid-19”, destacou o Departamento do Comércio, em nota.
Por fim, a agência ressaltou que houve redução nos pagamentos assistenciais do governo em forma de crédito às empresas no trimestre. Da mesma forma, os recursos pagos diretamente às famílias do país também diminuíram.
Leia mais: Lucro líquido da Ecorodovias dispara 261% no segundo trimestre