Primeiramente, em meio a altas históricas na inflação, o preço de quase tudo subiu, e não foi pouco não. Isso gera reflexos principalmente no padrão de consumo das famílias, que muitas vezes têm nos gastos do dia a dia seu maior consumo financeiro. Neste artigo vamos apresentar dicas de economia e gastos racionais para que você não perca mais dinheiro. Se você quer saber tudo sobre economia doméstica, acompanhe as dicas aqui no Brasil 123.
Supermercado o grande vilão
Quando a inflação sobe, é facilmente percebida em uma ida ao mercado, dessa maneira, produto que você comprava a 1 ano atrás, se parar pra lembrar, vai identificar pelo menos 2 aumentos em seu valor.
Como a alimentação é um fator inegociável, já que todos precisamos comer, a maior parte da renda costuma ficar ali. Por esta razão, suas compras devem sempre ser feitas com muita inteligência e racionalidade.
Como economizar nas compras?
Primeiramente, faça uma lista. Liste o que tem e o que não tem, o que precisa, e o que deseja. Defina um valor, pesquise os mercados com mais ofertas e na hora das compras atenha-se ao planejado.
Cuidado com aquelas tentações de última hora que podem detonar de vez o seu planejamento. Uma dica de ouro aqui é que você não faça compras enquanto estiver com fome.
Observe sempre:
- Primeiramente, data de validade dos produtos;
- Embalagens econômicas costumam ser mais em conta;
- Possibilidade de comprar no atacado;
- Por fim, clube de pontos ou vantagens em grandes redes de supermercado.
A frequência com que você realiza suas compras também impacta na economia, pois cada dia há uma oferta diferente, e você acompanhando, consegue comprar o que mais precisa com preços melhores.
Produtos indispensáveis
Nas compras de supermercado, nos deparamos com produtos de uso no dia a dia como indispensáveis ou difíceis de se substituir, com valores muito elevados. É o caso do arroz, feijão, óleo e carne vermelha.
Estes produtos embora não pareça, podem sim ser substituídos sem prejuízo nutricional para sua família. Veja alguns exemplos
- Feijão (ervilhas, grão de bico, soja)
- Arroz (macarrão, batatas, polentas)
- Óleo (banha de porco, água)
- Carne vermelha (frango, ovos, sardinha)
Outras opções para economizar no dia a dia
Observe suas contas de luz, água e gás. Veja se não há vazamentos, aumentos repentinos ou cobranças inexplicáveis. Com a correria do dia a dia, esses pequenos cuidados passam batido da nossa atenção.
Mantenha aparelhos fora da tomada, banhos curtos de morno para frio, evite ar condicionado, e ventiladores ligados por muito tempo.
Não lave calçadas, carro ou quintal com água limpa, sempre reutilize a da máquina de lavar.
Deixe o carro mais na garagem, utilize, sempre que possível, transporte público, caronas compartilhadas, bicicleta, ou até mesmo caminhar ao sair de casa.
São dicas sutis, mudanças suaves que não deixarão a sensação de desconforto de quem precisa economizar. Mas sim, de alguém que gasta com racionalidade. Seguindo esses passos de economia doméstica, você vai ver tudo melhorar nas suas finanças.