As últimas semanas estão bastante difíceis para a Ucrânia. O país foi invadido pela Rússia em 24 de fevereiro e vem sendo atacado pelo vizinho desde então. Além das perdas humanas, a Ucrânia poderá ver sua economia retrair até 35% apenas em 2022 caso os conflitos durem por muito tempo.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a produção econômica ucraniana pode encolher de 25% a 35% a depender da duração da guerra. Estes dados se basearam em dados reais de outros países em conflito, como Iraque e Líbano.
Vale destacar que a expectativa é bem mais negativa que à contração de 10% registrada em 2015, quando houve a guerra da Crimeia. Em suma, a Rússia invadiu e anexou a região em 2014. Aliás, a Criméia era uma república autônoma da Ucrânia até então, mas a Rússia justificou a invasão afirmando que a região possui fortes laços históricos e culturais com a população russa.
Agora, a invasão ocorreu porque a Ucrânia poderia passar a integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A entidade foi criada pelos Estados Unidos em 1949 contra a ameaça da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Aliás, tanto a Rússia quanto a Ucrânia faziam parte da URSS.
Para impedir que os EUA ampliem ainda mais seu controle através da Otan, a Rússia passou a ameaçar a Ucrânia, caso o país continuasse tentando ingressar na Otan. Por isso que o presidente russo Vladimir Putin ordenou os ataques ao país vizinho. E não há expectativas para o fim dos conflitos no curto prazo.
Relatório foi feito antes da aprovação do empréstimo à Ucrânia
O relatório do FMI não levou em consideração a aprovação do pedido de empréstimo emergencial de US$ 1,4 bilhão pela Ucrânia. Isso quer dizer que o tombo da economia do país pode ficar um pouco menor que o esperado. De toda forma, as projeções continuam bastante negativas para a Ucrânia.
“Até 6 de março, 202 escolas, 34 hospitais, mais de 1.500 casas, incluindo prédios, dezenas de quilômetros de estradas e inúmeras infraestruturas críticas em várias cidades ucranianas foram total, ou parcialmente, destruídas pelas tropas russas”, afirmou o FMI, com base em informações do governo da Ucrânia.
Os impactos não deve se restringir ao país atacado. Em resumo, a guerra já vem trazendo impactos para todo o planeta, com a forte alta dos preços da energia e de importantes commodities, como o trigo e o açúcar.
Leia Mais: Receita Federal recebeu 3 milhões de declarações do Imposto de Renda