Um eclipse solar anular será visível em estados do Norte e do Nordeste brasileiro! E o melhor de tudo, será ainda neste mês!
Vale destacar que, mesmo que você não seja das regiões citadas, em grande parte do país, será possível acompanhar um eclipse parcial.
Ficou interessado? Então, já anota aí para não esquecer! Vai ser no dia 14 de outubro, ou seja, dentro de apenas 12 dias.
Eclipse Solar
Se você faz parte do time que gosta de contemplar esse tipo de fenômeno, vai aguardar com ansiedade até que chegue o dia 14 de outubro para o tão esperado eclipse solar.
Mas aqui cabe alertar, mesmo para quem já está familiarizado, que você nunca deve olhar para o Sol sem utilizar os equipamentos adequados ou filtros especialmente projetados para esta finalidade.
Saiba que os óculos escuros normais não protegem os olhos na observação de eclipses solares.
Clique aqui para conferir um artigo que detalha quais são os equipamentos seguros.
Como acompanhar?
A saber, o fenômeno do eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, transformando a estrela em um “anel” de luz.
No entanto, mesmo sendo um espetáculo à parte, vale citar que o fenômeno não é exatamente raro. Isso porque o último, por exemplo, aconteceu em 2021. Contudo, por conta da posição da Terra na época, não pôde ser visto no Brasil.
E fique ligado! Com início previsto para 15h50, o eclipse solar de outubro de 2023 terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Observatório Nacional, com live a partir das 11h30.
Em resumo, o eclipse solar de outubro de 2023 estará visível em lugares do Norte e do Nordeste brasileiro. Na prática, o melhor lugar para assistir ao vivo será Ararauna, cidade da Paraíba, mas as capitais João Pessoa e Natal (Rio Grande do Norte) também terão visão privilegiada do fenômeno.
Ainda mais, outros estados com cidades que poderão ver o eclipse solar anular acontecendo são Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins.
Veja ainda: Confira TODAS as datas comemorativas e feriados de outubro
Várias categorias de eclipse solar
É válido ressaltar que temos mais de um tipo de eclipse solar, a saber:
- Total: O que é efetivamente raro. Acontece quando a Lua tapa totalmente o Sol, deixando aparente somente a sua coroa;
- Anular (anelar): é o fenômeno que vai acontecer agora em outubro de 2023. Não é tão raro, e acontece quando a Lua não tapa totalmente o Sol, deixando-o no formato de um anel de luz;
- Parcial: como o nome sugere, no eclipse solar parcial a Lua cobre somente uma parte do Sol, deixando-o mais aparente do que nos outros tipos do fenômeno;
- Híbrido: como o total, esse também é um eclipse raro, que acontece poucas vezes em um século. Aqui, todos os tipos de eclipse citados anteriormente acontecem durante um só evento – anular, total e depois anular/parcial de novo.
Confira também: VITÓRIA! Veja quem está isento do pagamento do Minha Casa Minha Vida!