Com a instabilidade que o aplicativo E-título trouxe aos usuários na eleição de 2020, e a proximidade do pleito de 2022, que serão realizadas no dia 2 de outubro, o Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE) começou a fase de testes da versão beta do programa.
Em decorrência dos usuários não conseguirem acesso de forma rápida ao aplicativo devido à alta demanda de utilização nas eleições de 2020, o TSE promete entregar mais estabilidade com a nova versão do E-Título.
Além disso, o aplicativo contará com outras mudanças, como uma nova central de notificações e dupla biometria, com acesso pelo reconhecimento facial e impressão digital, para aumentar a segurança.
Para o teste da versão beta, serão escolhidos apenas 0,1% dos 25 milhões de usuários do aplicativo, de forma aleatória.
Mesmo sem data definida de disponibilização para o público geral, o TSE não informou datas exatas, apenas que pretende disponibilizar a versão atualizada e com melhorias para todos os usuários, antes do dia marcado do primeiro turno das eleições deste ano, para presidente da república, governadores, senadores e deputados em 2 de outubro.
Veja: Integrantes do Telegram e TSE se reúnem para discutir medidas contra fake news nas eleições
Informações para as eleições 2022
Confira algumas informações sobre datas, horário, local de votação, documentos e outras consultas sobre as eleições deste ano.
Datas
1º turno – 02 de outubro
2º turno – 30 de outubro (este turno só ocorre caso um dos candidatos à presidente e/ou governador não alcance a maioria absoluta de votos)
Horário
Em 2022, o horário de votação será uniformizado, de acordo com o horário oficial de Brasília, das 8h às 17h.
Para quem serão os votos
Tendo em vista as últimas eleições em 2018, após 4 anos, os brasileiros deverão eleger os próximos representantes para presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
Local de votação
A consulta do local de votação pode ser feita pelo aplicativo E-título ou pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor deve ter em mãos o nome completo, CPF ou número do título eleitoral.
Documentos aceitos
No dia do pleito, pode-se apresentar os seguintes documentos:
- E-Título
- Carteira de identidade
- Identidade social
- Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- CNH
Também são aceitas, inclusive, as versões digitais dos documentos citados. O eleitor ainda poderá votar sem o título eleitoral, mas deve obrigatoriamente apresentar um destes documentos oficiais e saber sua seção eleitoral.
Baixe o E-título na versão IOS ou Android.
Confira também: Como ter acesso à via digital do título de eleitor