Muitas mães sonham em amamentar seus filhos por muito tempo. E o momento da amamentação gera uma conexão entre mãe e filho, que criam intimidade e proximidade. Entretanto, se a amamentação não é possível, existem outras formas de demonstrar amor pelo seu filho e criar essa conexão com ele. Você não é menos mãe por não conseguir amamentar! Veja como lidar com essa situação, no artigo abaixo.
Maternidade e home office: Veja como conciliar
É normal não conseguir amamentar?
O aleitamento materno, quando possível, deve ser feito pelo menos até o 6º mês de vida da criança, porque ele fornece ao bebê tudo que ele precisa. Entretanto, existem casos nos quais as mulheres, por questões fisiológicas, não conseguem amamentar. Em outros casos, pode ser o bebê que precisa de tratamento especial e não pode ser amamentado. Pode acontecer, também, da mulheres querer amamentar, mas não produzir leite. Isso acontece.
É possível cuidar do seu bebê da mesma maneira, mesmo sem amamentá-lo. Neste caso, existem fórmulas no mercado que servem exatamente ao propósito de nutrir o bebê quando a amamentação não é possível. E vocês terão um momento de mãe e filho da mesma forma, através do carinho que você oferecerá ao seu filho ao dar-lhe a mamadeira.
O ideal, contudo, é não alimentar a criança sozinha, seguindo apenas o rótulo das embalagens dos produtos. É fundamental procurar ajuda de um pediatra, ou nutricionista funcional, para que o profissional possa orientar a dieta da criança. Dessa forma, é seguro que não faltarão nutrientes para que o bebê cresça forte e saudável.
Aprenda como dar banho no bebê recém-nascido
O que fazer quando não consigo amamentar?
Primeiro, entenda que há situações em que a amamentação não é possível e isso simplesmente foge ao controle materno. Este é o começo de uma jornada longa, onde acontecerão muitas coisas as quais você não planejou. Portanto, mantenha a calma. Existem várias mulheres passando pela mesma situação.
Quando isso acontece, é imprescindível pensar primeiro no bebê e procurar uma forma para que ele receba os nutrientes necessários ao seu crescimento. E se livre das culpas! Você continuará fazendo o melhor que puder pelo seu filho, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, mãe não é super. Mãe é mãe.
E não há nada melhor para o seu filho do que ser acolhido e amado por você.
Quais alternativas para substituir o leite materno?
Não há nada que, de fato, substitua o leite materno, uma vez que ele é um alimento completo para o bebê. Por isso, quando a amamentação não é possível, existem alguns produtos que podem fazer com que o bebê cresça forte e saudável, sempre quando associados uns aos outros e da forma recomendada por um médico ou nutricionista.
O seu filho precisará de fórmulas e também de probióticos e outras substâncias que podem oferecer a ele os nutrientes adequados para o seu crescimento. Dessa forma, ao procurar produtos prontos, tenha cautela. É melhor escutar as orientações de um profissional.
Amamentação: veja porque dói e como fazer para aliviar a dor