Quem acompanha o Brasil 123 sabe que o registro ativo e atualizado no Cadastro Único é requisito número um para uma possível seleção para enquadrar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do Governo Federal, que substitui o Bolsa Família desde novembro de 2021.
Mas o que muita gente não sabe é que mesmo quem não está atendido no momento com nenhum benefício social, deve manter o seu cadastro atualizado. Isso mesmo!
Siga a leitura para ter todos os detalhes sobre esse assunto.
Atualização do Cadastro Único
Em primeiro lugar, saiba todos os cidadãos precisam atualizar os seus dados no cadastro pelo menos uma vez a cada 2 anos. No entanto, caso aconteça alguma mudança estrutural na família, isso deve ser comunicado de imediato, não devendo ser aguardado o prazo de 2 anos.
Por exemplo, se houver um nascimento na família, ou se houver alteração na faixa de renda, tudo isso deve ser atualizado o quanto antes.
Sabe-se que muitas pessoas não fazem essa comunicação por desconhecer o procedimento, e outros deixam de fazer com receio de que a alteração no cadastro o faça perder algum benefício.
Cabe aqui então informar que o Cadastro Único não é a única base de dados utilizada pelo Governo Federal. Assim sendo, caso seja identificada alguma inconsistência de informações entre os bancos de dados, o cidadão pode sim perder um benefício.
Por esse motivo, mantenha os seus dados atualizados e sem omitir informações.
Auxílio Brasil
Como mencionado, ter o registro ativo e atualizado é um dos requisitos para receber o Auxílio Brasil, mas é preciso deixar claro que o simples fato de ter o cadastro não garante a entrada do cidadão no programa de transferência de renda.
Isso porque existem outros critérios que são observados, além da disponibilidade no orçamento para atender os cidadãos.
Entre eles, a pessoa deve fazer parte de uma família em situação de extrema pobreza. Ainda mais, aqueles que estão em situação de pobreza e possuem uma gestante ou menor de 21 anos de idade em sua estrutura, também podem receber.
Leia ainda: Bolsa do Povo: Veja quem pode se inscrever para receber até R$ 1.000
Eu não aredebo bolsa família i nem alcilhio Brasil estou desempregada i nunca ganhei nada😭😞