Reverter um processo no INSS pode ser um grande desafio. No entanto, em alguns casos, isso é possível.
Dessa forma, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você saiba em quais situações é possível reverter um processo no INSS e como fazer isso.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
É possível reverter um processo no INSS?
Conforme todos já devem saber, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pela concessão e administração de diversos benefícios sociais no Brasil. Porém, em alguns casos, os segurados podem se deparar com situações em que se sintam prejudicados em relação a uma decisão tomada pelo INSS. Nesse contexto, surge a dúvida: é possível reverter um processo no INSS?
Pois bem, como dito acima, reverter um processo no INSS é possível, em alguns casos específicos. Além disso, é necessário seguir um procedimento, que na maioria das vezes é desgastante e demorado. Contudo, vale a pena, visto que na maioria das vezes, o requerente consegue a aprovação do benefício junto ao órgão.
Como funciona um processo do INSS?
Primeiramente, antes de compreender a possibilidade de reverter uma decisão no INSS, é importante entender como funciona o processo dentro do instituto.
Assim sendo, quando um segurado solicita um benefício ou tem algum pedido administrativo negado, inicia-se um processo no INSS. Esse processo passa por etapas de análise e decisão, e o órgão pode deferir ou não a solicitação.
Desse modo, depois da decisão de negação do benefício, o requerente precisa agir rapidamente com uma ação judicial para tentar reverter a decisão do órgão. Contudo, é necessário saber quais são as situações em que é possível reverter um processo do INSS.
Quais as situações em que é possível reverter um processo do INSS?
Existem diversas situações em que um segurado pode reverter um processo no INSS. Ademais, um dos principais motivos é quando o INSS nega um benefício de forma injusta ou equivocada.
Além disso, também é possível buscar a reversão quando o contribuinte considerar o valor do benefício baixo ou quando ocorre a cessação indevida de um benefício previamente concedido.
Como reverter um processo no INSS?
Dessa maneira, caso o segurado queira reverter um processo no INSS, existem algumas opções disponíveis. A primeira delas, conforme mencionado acima, é entrar com um recurso administrativo. Esse recurso deve ser protocolado em uma agência da Previdência Social e apresentar argumentos consistentes que justifiquem a revisão da decisão inicial.
Ademais, quando o recurso administrativo não é suficiente para reverter o processo no INSS, o segurado pode buscar o auxílio da Justiça para garantir seus direitos. Nesse caso, é possível ingressar com uma ação judicial, por meio de um advogado especializado em direito previdenciário. O Poder Judiciário analisará o caso e poderá determinar a revisão da decisão do INSS.
Por fim, é importante ressaltar que o requerente ainda tem a opção de contar com o auxílio de profissionais especialistas em direito previdenciário para que sua chance de sucesso na reversão da decisão do INSS seja maior.
Agora que você já sabe se é possível reverter um processo no INSS e como fazer isso, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!