Saber se é possível receber o auxílio-doença com diagnóstico de depressão é o desejo de muitas pessoas, visto que, infelizmente, essa doença está cada vez mais presente na vida das pessoas em todo o mundo.
Desse modo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa obter a resposta para essa e outras questões relacionadas a esse benefício do INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o auxílio-doença?
Primeiramente, antes de discutirmos especificamente sobre o auxílio-doença para pessoas com diagnóstico de depressão, é importante entendermos o conceito geral desse benefício.
Assim sendo, o auxílio-doença é um benefício previdenciário que destina-se a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estejam incapacitados para o trabalho por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos.
Dessa maneira, como a depressão é uma doença que acomete a saúde mental de uma forma que, em alguns casos mais graves, deixa os enfermos incapacitados, surge a dúvida se é possível receber o auxílio com diagnóstico dessa doença.
É possível receber o auxílio-doença com diagnóstico de depressão?
A resposta é sim! O INSS considera a depressão como uma doença para fins de auxílio-doença.
De acordo com o Decreto 3.048/1999, que regulamenta a Previdência Social, a depressão se enquadra como uma doença mental, com possibilidade de concessão do auxílio, desde que o segurado cumpra os requisitos legais.
Quais são os requisitos para receber o auxílio-doença com diagnóstico de depressão?
Para receber o auxílio-doença com diagnóstico de depressão, é necessário comprovar a incapacidade para o trabalho por meio de exames médicos e avaliações que a perícia do INSS realiza.
Além disso, é preciso ter qualidade de segurado, ou seja, estar contribuindo com a Previdência Social há pelo menos 10 meses.
Como comprovar a incapacidade para o trabalho?
A comprovação da incapacidade para o trabalho é fundamental para a concessão do auxílio-doença para os contribuintes que estão com depressão.
Para isso, o segurado deve passar por uma perícia médica que o próprio INSS realiza.
Dessa forma, é importante apresentar laudos médicos, exames e outros documentos que demonstrem a existência e a gravidade da doença.
Quanto tempo posso receber o auxílio-doença com diagnóstico de depressão?
O INSS concede o auxílio-doença de forma temporária ou permanente, dependendo do caso. Desse modo, no caso da depressão, a avaliação é individual, considerando a gravidade da doença e sua evolução. Sendo assim, é possível que a concessão seja temporária, com reavaliações periódicas para verificar se a incapacidade para o trabalho permanece.
O INSS pode recusar um pedido de auxílio-doença por conta da depressão?
Embora seja possível receber o auxílio com diagnóstico de depressão, é importante ressaltar que nem todos os casos são aprovados. Isso porque o INSS avalia cada pedido individualmente, levando em consideração os requisitos legais e a documentação apresentada.
Por isso, é fundamental reunir todos os documentos necessários e buscar orientação médica para garantir os melhores resultados.
Agora que você já sabe se é possível receber o auxílio-doença com diagnóstico de depressão, fique atento e exija seus direitos!