Após a reforma da previdência em 2019, os segurados passaram a ter muitas dúvidas sobre os benefícios. Assim, um dos pontos que gera mais questionamentos é sobre o acúmulo de dois benefícios do INSS.
Cabe ressaltar que a questão do acúmulo de benefícios da previdência realmente sofreu mudanças. A partir do momento que Reforma Previdenciária no ano de 2019, houve sim essas alterações e elas refletiram no orçamento dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Desse modo, a acumulação de dois benefícios da previdência, que sempre foi muito discutida pelos beneficiários do instituto, com a reforma, trouxe ainda mais dúvidas. Contudo, existem de fato situações pontuais em que o recebimento concomitante de benefício previdenciário é vedado.
Quer saber mais sobre a possibilidade de receber dois benefícios do INSS? Então, continue conosco na leitura deste texto.
Quando é possível receber dois benefícios do INSS?
Há alguns benefícios que a legislação concede o recebimento simultaneamente, como é o caso, por exemplo, do auxílio-doença e pensão por morte. Estes dois benefícios podem ter sua solicitação ao mesmo tempo. Mas essa não é a única situação em que é possível receber dois benefícios do INSS. Pode-se, portanto, receber o benefício da pensão por morte juntamente com benefícios como auxílio-acidente, com as aposentadorias por tempo de serviço ou por invalidez, com o auxílio-reclusão ou com o salário-maternidade.
Além destes benefícios que podem ter seu pagamento ao mesmo que a pensão por morte, é possível também receber o seguro-desemprego em conjunto com o auxílio-reclusão ou então, receber aposentadorias de regimes diferentes.
Quando não é possível receber dois benefícios do INSS?
Citamos algumas situações em que as pessoas podem receber dois benefícios do INSS, no entanto, há alguns casos que isso não é possível. Por exemplo, não é possível receber mais de uma aposentadoria do mesmo regime. Ou então Benefício de Prestação Continuada com a pensão por morte ou aposentadoria.
Como solicitar benefícios do INSS?
Para solicitar os benefícios do INSS, é preciso, em primeiro lugar, acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. O aplicativo Meu INSS está disponível tanto na Play Store quanto na App Store, sendo, portanto, possível acessar pelos sistemas Android e IOS. Em seguida, deve-se clicar na opção “Novo Pedido” , depois digitar “benefício assistencial” e, por fim, escolher o benefício que deseja.
Para saber o resultado da solicitação, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS, escolher a opção “consultar pedidos”, na listagem, buscar o processo que deseja consultar e, enfim, clicar em “detalhar”.
Mudanças com a Reforma da Previdência
Com a reforma da previdência em 2019, algumas mudanças aconteceram nos benefícios previdenciários. No caso de recebimento de dois ou mais benefícios, a mudança ocorreu no cálculo. Afinal, antes da reforma, nos casos de recebimento de dois ou mais benefícios, o valor deles era de 100%. Todavia, hoje em dia, o benefício com maior valor tem seu pagamento de maneira integral, já o benefício de menor valor, tem, para o seu pagamento, a realização de um cálculo de acordo com quantidade de salários mínimos que este benefício corresponde.
Não deixe de ler também: Antecipe a liberação do seu benefício do INSS! Saiba como