Quer saber se é possível menstruar durante a gravidez? Saiba, então, que não é possível menstruar durante a gravidez, e que o sangramento não é um bom sinal, visto que o ciclo menstrual interrompe-se quando existe a fecundação. Portanto, como o útero se prepara para receber a criança, o processo de descamação que conhecemos como menstruação não ocorrerá. Mas caso isso esteja acontecendo com você, procure um ginecologista urgentemente. Veja mais aqui no Brasil 123.
Muitas vezes, ocorre o sangramento, mas isso não significa que isso é uma menstruação, pois trata-se apenas de um sangramento que o obstetra deve acompanhar, já que isso pode colocar a vida da criança em risco.
Em caso de menstruação sobre a gravidez, saiba que o médico deverá ser consultado rapidamente para que sejam realizados os exames necessários para identificação de alterações como a gravidez ectópica ou deslocamento da placenta, ou seja, problemas graves que podem gerar o sangramento.
Veja se é possível menstruar durante a gravidez
O sangramento que ocorre durante a gravidez pode apresentar diversas causas e isso depende do tempo da gestação. O sangramento nos primeiros quinze dias, por exemplo, é rosado e acontece durante cerca de dois dias.
Assim uma mulher que está grávida de duas semanas, mas não realizou o teste de gravidez para confirmar pode pensar que isso é uma menstruação.
Caso esse seja o caso, faça um teste comum de farmácia para saber se a gravidez é positiva ou negativa. Assim você elimina a chance de menstruação, visto que o sangramento vaginal não acontece por esse ciclo natural das mulheres.
O sangramento pode ter causa proveniente de exames de toque, ultrassonografia transvaginal e amniocentese, por exemplo. Portanto, saiba que não é menstruação que está acontecendo enquanto você está grávida, já que os problemas podem ser de outra natureza.
O que fazer em caso de sangramento durante a gravidez?
Agora que você já entendeu que não é possível menstruar durante a gravidez, saiba quais os cuidados necessários caso isso esteja acontecendo.
Na maior parte das vezes, o sangramento pode acontecer de forma esporádica e não coloca a vida da mãe e do bebê em risco. Mas é preciso correr para o hospital caso os problemas sejam frequentes, pois isso pode ser sinal de sangramento do útero ou placenta, por exemplo.
Caso aconteça a perda de sangue vermelho vivo em qualquer fase da gravidez, sangramento com ou sem coágulos e perda de líquido associado com febre, procure um hospital imediatamente.
Nos últimos meses da gravidez, pode haver sangramentos frequentes, pois a região pélvica fica mais sensível e, após o contato íntimo, o canal pode sangrar facilmente. Neste caso, a mulher deve procurar o médico do hospital somente se o sangramento durar 1 hora ou mais.
Sendo assim, agora que você já sabe que menstruar na gravidez não é possível, caso esteja gravida e apareça um sangramento, procure um médico imediatamente, para evitar mais riscos para o seu bebê, e dúvidas desnecessárias.