Saber se é possível emitir o PPP pelo Meu INSS é o desejo de todos os contribuintes que estão passando pelo processo de solicitação da aposentadoria especial. Isso porque o instituto exige a apresentação desse documento para a concessão do benefício.
Assim sendo, a resposta para essa pergunta é sim. E, para que você saiba como fazer isso, reunimos algumas das informações mais relevantes sobre esse tema para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como emitir o PPP pelo Meu INSS?
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento importante para os trabalhadores que desejam solicitar benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial. Anteriormente, o processo para emitir o PPP era burocrático e demorado, mas agora, com a atualização dos serviços online do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível emitir o PPP de forma simplificada através do Meu INSS.
Para isso, basta seguir as seguintes orientações:
1. Acesse o site ou baixe o aplicativo Meu INSS
Primeiramente, para emitir o PPP pelo Meu INSS é necessário acessar o portal. Para isso, os contribuintes podem utilizar o site oficial do órgão ou fazer o download do aplicativo Meu INSS, que está disponível tanto para dispositivos com sistema Android, como também para iOs.
Além disso, caso ainda não possua um cadastro, será necessário criar um novo utilizando o número do CPF.
Assim, após fazer o login, você terá acesso à sua página de serviços.
2. Localize a opção PPP
Então, depois de acessar o Meu INSS, procure pela opção PPP no menu lateral. Clique em “Perfil Profissiográfico Previdenciário” para iniciar o processo de emissão do documento.
3. Preencha os dados solicitados
Em seguida, preencha todos os dados que o sistema solicitar, como:
- O número do CPF;
- Número do benefício que deseja solicitar e;
- O tipo de perícia que deseja.
Ademais, certifique-se de que todas as informações estão corretas antes de prosseguir.
4. Anexe os documentos necessários
Após preencher os dados, você precisará anexar os documentos necessários para emissão do PPP. Geralmente, o sistema do Meu INSS solicita documentos como:
- Carteira de trabalho;
- Laudos médicos ou qualquer outro documento que comprove sua atividade profissional e;
- As condições de trabalho.
5. Verifique as informações e envie a solicitação
Depois de anexar os documentos, é importante verificar todas as informações antes de enviar a solicitação.
Para isso, certifique-se de que preencheu todos os campos corretamente e de que os documentos anexados são os adequados. Então, após revisar tudo, clique em “Enviar” para finalizar o processo.
6. Acompanhe o status da sua solicitação
Por fim, depois de finalizar todas as etapas acima, você poderá acompanhar o status do seu pedido através do próprio Meu INSS.
Em geral, o tempo de processamento varia de acordo com a demanda e pode levar alguns dias até que o sistema emita o PPP. Assim sendo, durante esse período, fique atento às notificações do sistema para verificar se há alguma pendência ou se há alguma atualização sobre o andamento da sua solicitação.
Você achou fácil emitir o PPP pelo Meu INSS? Deixe nos comentários a sua opinião!