Através da consulta no órgão de proteção ao crédito, as empresas podem consultar a pontuação do Score Serasa dos consumidores. Dessa forma, a partir dessa pontuação, elas sabem se o consumidor paga em dia ou se atrasa suas contas, ou seja, essa pontuação é, basicamente, um reflexo da vida financeira desse consumidor.
As empresas, antes de oferecer crédito ao cliente ou deixar que ele faça uma compra a prazo, por exemplo, precisam entender melhor como é a situação do cliente diante desse mercado e, dessa forma, se proteger, analisando todos os riscos.
Para fazer essa análise, a gestão fica por conta da Serasa que verifica todos os dados do cliente e compartilha as informações com as empresas. Sendo assim, as instituições financeiras e bancos, por exemplo, podem utilizar essa informação para decidir se vai liberar o crédito ao cliente ou não.
Quando a pontuação do Score Serasa é boa?
Como já foi mencionado, a pontuação do Score Serasa é essencial para definir se o cliente é um bom pagador ou não. Afinal de contas, é ela quem vai dar uma visão de mercado para as empresas em relação a esse cliente específico.
Contudo, a pontuação varia de 0 a 1000 e, obviamente, quanto maior for a pontuação, mais chances desse cliente pagar suas contas em dia existe, segundo a análise.
Por outro lado, para quem tem a pontuação baixa, isso é indicação que, dentro da análise de mercado, o consumidor tende a atrasar suas dívidas.
Para deixar clara a pesquisa do Score, a Serasa utiliza uma tabela de pontuação com categorias diferentes. Entenda:
Até 300 pontos – Ruim
De 301 a 500 – Regular
De 501 a 700 – Bom
701 a 1000 – Muito Bom
Como é possível ver na tabela, para ser considerada boa, a pontuação precisa estar acima de 500. Mas as instituições financeiras podem fazer sua análise de acordo com suas próprias regras internas e decidirem se darão o crédito ou não.
O que fazer para aumentar a pontuação na Serasa?
Por mais que, em alguns casos, instituições financeiras e outras empresas possam librar o crédito com um Score Serasa baixo, a melhor maneira de conseguir uma boa oferta é manter a pontuação alta. E, para isso, apesar de não existir uma fórmula mágica, algumas práticas podem ajudar.
Segundo a própria Serasa, o segredo é manter uma vida financeira saudável e adquirir boas práticas e se organizar. Algumas dicas essenciais:
Negociar as dívidas:
Para quem já tem dívidas atrasadas, a melhor maneira de fazer a pontuação subir novamente é negociando. Dessa forma, através da negociação a pontuação irá melhorar automaticamente assim que a dívida for sendo paga.
Fazer um planejamento financeiro:
Planejamento é a base para quase tudo na vida. Com a vida financeira não é diferente. A partir dele, fica mais fácil traçar metas e não andar fora da curva, ou seja, você não vai comprar ou gastar além do necessário para seguir o planejamento. Além disso, ter uma reserva financeira também é fundamental.
Como saber minha pontuação na Serasa?
No site do Serasa o consumidor também consegue consultar suas informações, tanto a pontuação do Score Serasa, quanto se existe alguma dívida em seu nome. Além disso, por lá também encontra possíveis negociações de dívidas e até mesmo, ofertas de crédito específica para cada perfil.
Para isso, basta digitar no navegador Serasa Consumidor ou também, baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. Assim que acessar a plataforma, o cliente precisa fazer um cadastro para o primeiro acesso e digitar o número do CPF e também criar uma senha.
Após entrar na plataforma, as informações estarão disponíveis para consulta, bem como a pontuação do Score.