A Caixa Econômica Federal realiza nesse momento a etapa da liberação dos saques em espécie da terceira parcela do auxílio emergencial 2021. Nesta sexta-feira, por exemplo, é a vez dos trabalhadores fora do Bolsa Família, nascidos em novembro, sendo, portanto, o penúltimo deste ciclo. Continue para saber se é possível antecipar o saque do auxílio emergencial.
Mas antes, é válido destacar que o mecanismo do pagamento do auxílio emergencial contempla duas datas diferentes: a primeira é aquela na qual é realizado o crédito do valor da parcela em poupança digital, e a outra na qual é liberado o saque em dinheiro do benefício.
Dessa forma, na primeira data o valor pode ser movimentado somente de forma digital por meio do aplicativo Caixa Tem. O planejamento foi definido dessa forma, segundo a Caixa, para evitar filas e aglomerações.
Como antecipar o saque do auxílio emergencial?
O trabalhador que recebe o benefício tem a opção de antecipar os saques. Esse procedimento pode ser realizado assim que for realizado o crédito do auxílio, através do Pix, solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil.
O processo consiste basicamente em movimentar o dinheiro da conta do beneficiário por meio de Pix para outra conta. Contudo, uma das regras é que os valores só podem ser movimentados para contas que não tenham a mesma titularidade, isto é, para terceiros. Com isso, para realizar o procedimento, o beneficiário deve realizar a transferência para um amigo ou parente, por exemplo, para sacar o valor de seu auxílio.
Uso do Pix para antecipar o saque do auxílio emergencial
Através do aplicativo Caixa Tem, utilizando o recurso do Pix, é possível antecipar o saque do benefício. Para tanto, realize essas etapas:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Clique na opção PIX;
- Depois toque em “Vamos lá”;
- Selecione a chave que você deseja cadastrar (ela pode ser o CPF do usuário, uma chave aleatória, telefone ou e-mail);
- Escolha Cadastrar chaves selecionadas;
- Informe a senha do Caixa Tem e aguarde a mensagem de confirmação.
Confira também: Quem vai receber a prorrogação do auxílio emergencial? Veja aqui