Muitos contribuintes aguardam ansiosos a chegada de suas restituições semanas após a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Os contribuintes podem esperar receber seu reembolso em uma série de parcelas ao longo de vários meses, com o primeiro pagamento chegando o mais rápido possível após o processamento da devolução. Mas, é possível antecipar a restituição do imposto de renda?
Como funciona a restituição do IR?
O cronograma de restituição de 2023 está dividido em cinco parcelas, com pagamentos realizados entre 31 de maio e 29 de setembro. A prioridade será dada àqueles que solicitaram o reembolso do PIX ou usaram o formulário de declaração pré-preenchida, pois esses grupos têm legitimidade para receber seus recursos primeiro.
É possível antecipar a restituição do Imposto de Renda?
SIM!!!
A antecipação de restituição pode ser feita nas instituições financeiras, o que significa, a concessão de um empréstimo bancário a uma pessoa física. Quando você contrata uma antecipação, não está realmente recebendo seu dinheiro antecipadamente, mas sim obtendo um adiantamento na forma de um empréstimo sem juros.
Como o banco está ciente de que você eventualmente receberá seu dinheiro de volta, ele liberará os fundos antecipadamente em troca de juros. Atrasos no pagamento resultarão na cobrança de uma taxa de atraso.
Saiba como funciona a Antecipação da Restituição do Imposto de Renda
Com base na opinião dos especialistas, esse tipo de adiantamento pode ser benéfico para quem tem dívidas com juros altos, como transferências de saldo de cartão de crédito e cheques especiais. O crédito da linha de reembolso, que normalmente acarreta taxas de juros mais baixas, pode ajudar a saldar essas dívidas, mas o pré-pagamento também pode ser útil em situações urgentes.
Caso não seja esse o caso, deverá aguardar o tempo previsto para receber o seu reembolso. Depois disso, o contribuinte pode decidir o que fazer com o dinheiro. Como um adiantamento é essencialmente um empréstimo, deve haver reembolso do principal mais os juros. Por isso, antes de assinar qualquer contrato, certifique-se de que ele é a melhor opção.
A alternativa é aguardar a restituição, pois a restituição da Receita é isenta de impostos após ser processada pelo Selic. Isso gera, então, uma taxa de retorno mais alta do que muitas aplicações de mercado.
Juros dos Principais Bancos sobre Antecipação do IR
Apresenta-se na sequência, os juros cobrados pelos principais bancos que oferecem esta linha de crédito:
- Banco do Brasil: cobrança de juros a partir de 2,5% ao mês;
- Itaú: cobrança de juros a partir de 2,5%;
- Santander: cobrança de juros a partir de 2,39%;
- Bradesco: cobrança de juros a partir de 2,56% ao mês;
- Caixa Econômica Federal: cobrança de juros a partir de 1,78% ao mês.
Respondendo a pergunta deste artigo, é possível SIM antecipar a restituição do Imposto de Renda, mas somente vale a pena, se for para a quitação de contas que possuem juros maiores daqueles cobrados pelos bancos. É o caso do cheque especial ou do cartão de crédito.
Portanto, o ideal é aguardar o pagamento da Receita Federal, pois, a partir da segunda parcela, haverá correção do valor pela taxa Selic.